Mostra de Arte e Cultura comemora 15 anos do ECA

04/07/2005

A III Mostra de Arte e Cultura do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Estado da Bahia, acontece de 12 a 15 de julho, no Centro Universitário de Cultura e Artes (CUCA), em Feira de Santana. Cerca 70 municípios devem estar representados por educadores, gestores, lideranças sociais e crianças num evento que pretende mostrar o lúdico e a criatividade das crianças e adolescentes das Jornadas Ampliadas do PETI e de escolas rurais, além de comemorar os 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Um dos objetivos da Mostra é a troca de experiências e saberes entre os participantes e a divulgação de produtos da agricultura familiar, já que na oportunidade estará acontecendo uma feira com os produtos desenvolvidos na região. Pintura, poesia, artesanato, música e fotografia são algumas das formas que crianças e adolescentes atendidos pelo PETI e pelos projetos do MOC vão usar para expor o dia-a-dia cultural de suas comunidades.

Na abertura do encontro, dia 12 de julho, meninos e meninas que antes trabalhavam para ajudar a família na lavoura de sisal vão mostrar numa mesa redonda como os direitos garantidos no ECA estão mudando suas vidas. Desde 1997 na Bahia, 122.418 crianças já foram retiradas do trabalho onde cumpriam jornadas de adultos. Agora na escola o dia todo eles podem produzir conhecimento e garantir uma vida melhor. A Mostra de Arte e Cultura é o momento de mostrar para a sociedade o que estão construindo na sala de aula para transformar a comunidade.

Ainda no primeiro dia o foco é para os 15 anos do ECA e o Pacto Nacional Um Mundo para Crianças e Adolescentes do Semi-Árido, uma mesa redonda reúne lideranças do governo, da sociedade civil e do UNICEF para debater a participação de cada setor na construção de políticas públicas voltadas para a região com os piores indicadores sociais do País. Ao longo do evento acontecem oficinas, debates, recitais de poesias e mostras de filmes.

A III Mostra de Arte e Cultura é promovida pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e terá a participação de artistas, escritores e convidados. O evento conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), UNICEF, Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Novas Edições Distribuidora, Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social (SETRAS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Banco do Nordeste, Centro Dom José Brandão de Castro, prefeituras e sociedade civil organizada das regiões do Sisal, Jacuípe, Piemonte e Recôncavo.