Organização familiar contribui para o desenvolvimento sustentável de família em Barrocas

01/10/2010

No dia 30 de setembro representantes do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e da Heifer, entidade internacional que tem como eixo central ações com foco no desenvolvimento rural no Brasil e no norte da Argentina, estiveram visitando comunidades rurais do município de Barrocas para conhecer experiências de agricultura familiar, agroecologia, produção de alimentos orgânicos e criação de caprinos e ovinos.

Uma das propriedades visitadas pelo grupo foi a de Seu Celso e Dona Maria Ferreira, localizada na comunidade de Santa Rosa, que com apenas três tarefas de terra conseguem produzir um pouco de tudo de maneira orgânica e totalmente sustentável. Junto com a filha Grazielly, o casal trabalha com a criação de galinhas caipiras, ovinos, e ainda produz verduras e hortaliças que além de serem consumidas pela família, são comercializadas nas feiras livres e utilizadas na alimentação de escolas da região.

Contemplados pela cisterna de enxurrada, boa parte da água utilizada para a produção da família vem deste reservatório hídrico, que armazena cerca de 52 mil litros de água, que podem ser utilizados ao longo de vários meses e também durante o período de estiagem.

Dona Maria afirma que ter recebido a cisterna é como ganhar uma benção, pois depois que recebeu o reservatório a preocupação com a água e com a manutenção da plantação diminuiu. “Tudo ficou melhor agora, pois a dificuldade de ter a água para a plantação, molhar as plantas, não existe mais. A água da cisterna ajuda, mesmo nos tempos de seca a continuar a plantar e a produzir”, afirma.

Organização Familiar - Para Seu Celso, o que permite o sucesso das práticas realizadas na sua propriedade é em primeiro lugar a organização e a união familiar. O sustento da casa vem todo do que é produzido na roça e o trabalho em conjunto da família ajuda a alcançar o desenvolvimento sustentável. Para ele, ter parcerias com organizações como o MOC, a Apaeb e a Heifer, só ajudam a potencializar e a expandir o trabalho. “Minha propriedade é pequena, mas, é produtiva devido também as parcerias e aos projetos, que chegam aqui para melhorar a região”, completa.

Apresentar o semiárido como uma terra seca, que falta água, impossível de se viver e trabalhar é uma realidade que não existe mais. Graças ao esforço de milhares de agricultores e agricultoras familiares que doam um pouco de seu trabalho e de suas vidas para executar técnicas agroecológicas e práticas de convivência com o semiárido. É através das cisternas, das capacitações, das hortas e plantações, de todas as ações bem planejadas, que é possível encontrar no semiárido água e alimentos de qualidade e principalmente pessoas com vontade de viver e de ajudar a transformar e melhorar ainda mais a região.

Membro da equipe administrativa da Heifer, Jesús Pizarro ficou encantado com as experiências que teve a oportunidade de conhecer na região. Para ele, o sucesso das práticas e o alcance do desenvolvimento sustentável se dá justamente através de todas as ações que são planejadas a longo prazo. “A organização dos agricultores, junto às entidades parceiras ajuda nesse processo e é possível através de um planejamento conjunto alcançar bons resultados”, disse.


DOWNLOAD DO ANEXO