Jovens participam de Intercâmbio na região do sisal baiano

10/09/2010

A sexta etapa do III Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, já começou. Até o dia 15 de setembro, 11 jovens rurais de diferentes regiões do Brasil vão conhecer o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e um pouco das experiências de juventude do semiárido baiano.

O III Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira é uma realização do Instituto Souza Cruz, promovido pela Rede Jovem Rural e tem como objetivo proporcionar aos jovens intercambiar conhecimentos com diversas realidades rurais. Onze estados e onze organizações não-governamentais que investem em projetos de educação do campo apóiam esta ação.

A iniciativa, dividida em dez etapas, segue até oito de dezembro. Os estados participantes são: Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Acre, Espírito Santo e Paraíba.

Givaldo Souza, coordenador da equipe de juventude do MOC estava ansioso pelo intercâmbio. Para ele, receber jovens de lugares e culturas diferentes é uma oportunidade única. “A presença de jovens de diferentes estados legitima o trabalho e enriquece as ações juvenis da região.” disse.

Visita- Entre algumas das experiências da região sisaleira que estão sendo visitadas pelos jovens intercambistas estão: a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura no município de Retirolândia, o Movimento de Juventude de Antônio Cardoso, a rádio comunitária Santa Luz FM no município de Santa Luz, e também o Fundo Rotativo Juvenil e o  projeto Participação Juvenil do Orçamento Municipal, dos municípios de Capim Grosso e Capela do Alto Alegre.

O jovem goiano Luis Horácio de Paula, que representa a Associação das Escolas e Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins (AEFACOT-Goiás) está atento a toda programação e diversidade do intercâmbio. “Quero conhecer as culturas desta região e ver se posso aplicar alguma delas na minha comunidade”, completa.

 


DOWNLOAD DO ANEXO