MOC participa de Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento

19/08/2010

Cerca de duas mil pessoas de 100 países do mundo, estão participando no período de 16 a 20 de agosto no Centro de Convenções em Fortaleza, Ceará da II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010+18).

A II Conferência acontece 18 anos, após a realização da primeira que foi intitulada Conferência Internacional sobre Impactos da Variabilidade Climática e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas e foi realizada também em Fortaleza no período entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro de 1992.

A ICID foi um evento preparatório para a Rio 92, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992. A conferência subsidiou a UNCED com informações científicas essenciais sobre as condições ecológicas e sociais em todas as regiões semiáridas do mundo. Serviu ainda, como apoio para o estabelecimento de um Comitê de Negociação Intergovernamental, com o objetivo de preparar uma Convenção de Combate à Desertificação. 


ICID 2010- Dezoito anos depois, o evento reúne novamente governantes, representantes da sociedade civil e especialistas para avaliar as oportunidades das regiões semiáridas do mundo, em torno de quatro áreas temáticas: Informações Climáticas, Clima e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Desenvolvimento Sustentável e Processos de Políticas Públicas e Instituições. O grande objetivo deste ano é discutir, consolidar e sintetizar os conhecimentos acerca de mudanças climáticas, vulnerabilidade, impactos, adaptação e desenvolvimento sustentável em terras áridas e semiáridas de todo o planeta.


Representando o Movimento de Organização Comunitária (MOC) no evento, a  educadora e coordenadora  do Programa de Educação do Campo da entidade Vera Maria Carneiro, irá apresentar como o trabalho de educação contextualizada, desenvolvido pela instituição,tem contribuído para o alcance e para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável.


O MOC atua na região semiárida da Bahia, há mais de 40 anos, e ao longo desse período vem desenvolvendo diversos trabalhos, atividades e projetos, através de ações estratégicas na área de educação do campo, fortalecimento da agricultura familiar, água, gênero, comunicação, criança, adolescente e juventude.


Um exemplo desse trabalho é o Projeto Baú de Leitura, que surgiu diante de algumas dificuldades percebidas no contexto da educação nas escolas do semiárido. Algumas dessas dificuldades identificadas eram a falta de acesso a livros de histórias nas escolas do campo do semiárido e crianças com um interesse pouco duradouro pela leitura.


Com uma metodologia focada na participação dos processos de formação e centrada na perspectiva de ação-reflexão-ação, o Projeto Baú de Leitura vem há mais de dez anos, buscando quebrar tais dificuldades e propondo um envolvimento da comunidade e dos próprios municípios do semiárido no processo de trabalho contribuindo para o desenvolvimento sustentável. O projeto busca sensibilizar os educadores para o processo de leitura e vivência da prática com os alunos, e também incentivar nos estudantes o hábito de uma leitura lúdica e prazerosa.


O Movimento de Organização Comunitária aproveitará o espaço de ICID 2010 para mostrar como suas ações tem dado certo e como milhares de pessoas do semiárido baiano estão tendo acesso a uma educação contextualizada, preocupada com as questões climáticas, geográficas, que valoriza os recursos naturais e busca integrar o desenvolvimento ao conhecimento. A entidade tomará a oportunidade como um momento de troca de experiências com outras organizações e integrantes de outros países e também para reforçar idéias e questões que dão continuidade ao seu trabalho. 

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO