Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural chega à Bahia

05/08/2010

Teve início no dia 02 de agosto no município de Feira de Santana a abertura das atividades da primeira turma do Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) da Região do Sisal da Bahia.

O Programa é uma ação de formação viabilizada pelo Instituto Souza Cruz com o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC), complementar à educação formal e direcionada a jovens agricultores familiares. Com uma prática formativa inovadora nos seus valores e no projeto pedagógico, o PEJR busca estimular a crítica, a reflexão, a criatividade, a ética e a cidadania e também preparar o jovem para exercer um papel estratégico de agente do desenvolvimento rural.

A nova turma é composta por 31 jovens entre 18 e 29 anos dos municípios de Coité, Ichu, Santa Luz, Serrinha, Retirolândia e Araci. Para Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz, a turma que tem na sua maioria jovens mulheres gera muita expectativa. O objetivo da vez é focar na articulação juvenil e principalmente dar a cara do semiárido as ações do projeto. “O PEJR está sendo implementado na Região do Sisal e os jovens que estão participando desta primeira turma não são a finalidade do programa, mas sim o meio pelo qual ele atinge seus objetivos, promovendo o desenvolvimento sustentável do semiárido”, afirmou.

Metodologia- O PEJR terá a duração de um ano e será trabalhado através da pedagogia da alternância, onde os jovens terão que circular em dois espaços e dois tempos, com diferentes lógicas de formação, seguindo os enfoques temáticos de: agricultura familiar, juventude rural e desenvolvimento sustentável e solidário, com um viés territorial. A dinâmica da alternância consistirá na presença dos jovens por uma semana no Centro de Formação e duas semanas no meio vivencial e ao final, cada jovem deverá apresentar um projeto de empreendimento para ser executado na sua comunidade.

Izabel da Silva, de 24 anos, do município de Ichu, conta um pouco das suas expectativas com o início do programa. Para ela será uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e também ajudar a desenvolver a sua comunidade. Izabel é secretária da Cooperagil e integra também o grupo de mulheres do Centro São João de Deus, ambos localizados em Ichu. “Participar do programa é uma conquista e uma oportunidade de aprendizado para ser socializado com a comunidade e também com a família", disse. Ainda segundo Izabel, o projeto de empreendimento que ela pretende desenvolver terá foco na criação de caprinos e ovinos. Ela também pretende associar ao seu empreendimento a prática do artesanato de palha de licuri, com a produção de bolsas, chapéus e chaveiros.

 


DOWNLOAD DO ANEXO