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MOC realizou Jornada Formativa com integração de projetos de Vínculos Solidários
16/03/2019
“Educar é impregnar de sentido o que
fazemos a cada instante”, Paulo Freire. Foi com esse olhar de fazer/trazer
sentidos para as ações e fazeres no trabalho em campo de cada dia,
desenvolvidos nas comunidades rurais com foco nas crianças e adolescentes, que o MOC realizou entre os
dias 13 e 15 de março, no município de Conceição do Coité, uma Jornada
Formativa Modular para Capacitação de Jovens Multiplicadores/as e equipe de
apoio à execução dos projetos. A atividade foi organizada e conduzida pela técnica do MOC
Cleonice Oliveira e a Coordenadora Pedagógica do MOC Vandalva Oliveira.
Foram três dias à luz dos objetivos de
compreender o processo metodológico participativo do MOC e seu desdobramento na
prática social das equipes, bem como exercitar estratégias e métodos de
motivação e incentivo à leitura contextualizada, com vistas ao trabalho das
equipes com as Crianças e Adolescentes para elaboração das mensagens de
fortalecimento dos Vínculos Solidários, como ainda refletir sobre diversidades,
enfocando a representatividade racial e autoestima, assim como discutir e
estimular a utilização de dinâmicas lúdicas/educativas na perspectiva do
desenvolvimento infantil e suas diferentes fases, além de orientar a elaboração
do planejamento operacional dos projetos na perspectiva do protagonismo infanto
juvenil e o desenvolvimento das comunidades.
A atividade foi recheada de momentos
de troca de saberes e vivências, novos conhecimentos, músicas, mensagens,
mistura de diversos sentimentos, alegrias e risos, como as oficinas temáticas
de: Metodologia participativa e prática social do MOC, Leitura Lúdica e
contextualizada, Diversidade, enfocando a representatividade racial autoestima
e sobre Dinâmicas educativas na perspectiva do desenvolvimento infantil e muito mais, tudo isso para recarregar as
bagagens e as energias para os trabalhos de bases das/o jovens em campo.
A oficina de Metodologia participativa
e prática social do MOC teve como mediadora Vandava Oliveira, que fluiu suas
ideias em inquietar e provocar sobre a diferença em educar e ensinar, dialogando
sobre saber de onde venho, para só assim saber que caminho tomar e onde quero chegar
através do filme Alice no País das Maravilhas Logo em seguida, em grupos sobre o que é metodologia,
responderam que é “renovação, meta de trabalho e de organização, método de
trabalho, passo a passo de como fazer o trabalho”, concluindo-se ainda que
metodologia é o caminho ou a via para a realização de algo.
“A oficina trouxe muito sobre como a gente
deve conduzir uma atividade, o que deve ser feito antes, como o planejamento. Através
do filme Alice no País das Maravilhas teve uma reflexão muito interessantes
sobre a gente perceber onde a gente está e onde queremos chegar, qual o
objetivo que a gente tem enquanto jovens multiplicadoras nas comunidades. Foi
um dia Bastante produtivo para gente que trabalha com crianças e adolescentes
em campo”, destacou Valdice.
Na oficina de Leitura Lúdica e
contextualizada, a professora Lúcia Martins iniciou com a leitura dos textos
Reunião das Flores e Um Jardim de Cada Um de Nye Ribeiro, partindo para
refletir através das mensagens, as participantes fizeram memórias de suas vidas
e contaram. Depois um momento para dialogar sobre a leitura lúdica, de prazer,
que são atrativas e despertar atenção e olhar das crianças. Houve ainda, em círculo
uma caixa musical com diversos objetos dentro, cada pessoa pegava um objeto e
continuava a história e colocando seu objeto. Teve também conceito de leitura
contextualizada e lúdica, letramento, leitura em grupo de historias infantil e
apresentação das mesmas, e, para finalizar apresentação da historia o vestido
azul e da história Jeito de Ser.
“Passarinho de toda cor, gente de toda
cor, amarelo, rosa e azul, me aceita como eu sou”. Essa foi a canção que
embalou a oficina de Diversidade, enfocando a representatividade racial e autoestima,
com Selma Gloria (Coordenadora Programa de Gênero do MOC). Seguindo a proposta
de aprofundar os conhecimentos sobre o conceito de diversidade e suas
implicações na vida de crianças e adolescentes, assim como, entender conceito de raça e
representação da negritude na nossa sociedade e como isso impacta e interfere a
na vida de meninos e meninas, como que isso se dá no cotidiano, outro ponto da
oficina foi construir propostas da superação das desigualdades de gênero, de
raça e promoção da diversidade nos espaços nos quais serão trabalhados com crianças
e adolescentes.
Para Selma Glória a ideia da formação
foi levar insumos de instrumentalizadas para trabalhar com crianças e
adolescentes, pois é um desafio que vem sendo colocado, por isso necessita
encontrar caminhos e possibilidades, como abordar o tema a partir de uma
brincadeira, de um texto, de uma música. É pensar o como essa questão vai estar
presente quando forem atuar com crianças e adolescentes, esses desafios vão
sendo superados na medida em que a gente experimenta. “O nosso medo não pode
ser maior que a vontade de formar e a necessidade de informar”, lembrou Selma
dessa frase que se encaixa bem no contexto.
E para fechar as formações com
diversas oficinas, não poderia falar a de Dinâmicas educativas na perspectiva
do desenvolvimento infantil, conduzida pela psicóloga Marcela Brandão, que já
iniciou provocando como conquistar a atenção e despertar o interesse e o
encanto de querer participar das atividades propostas para crianças e
adolescentes, falou sobre as dificuldades de envolver a participação dessas
turmas, mas como é possível inventar e reinventar formas de atrai-los.
E assim, na prática várias dinâmicas
foram feitas, com elementos que chama atenção, desperta o pensar, o sorriso,
interação e tudo isso no coletivo, um precisando do outro, percebendo a
importância da união nos vários espaços das comunidades. A cada dinâmica
realizada era questionado como adaptar na comunidade, com que público é
possível trabalhar, como inserir outras temáticas e como deixa-la mais lúdica
para de fato conseguir contribuir nos efeitos e resultados das atividades.
E após esses processos formativos proveitosos, um momento de discutir, refletir e planejar as ações de cada projeto sendo eles, Parceiros por Um Sertão Justo com a parceria da Actionaid Brasil e do projeto Crianças e Adolescentes: Re’Tocando Vida, Direitos e Sonhos da parceria com instituição alemã Kinder Not Hilfe (KNH), ambos voltados para contribuir no protagonismo de crianças e adolescentes, assim como de suas famílias, como no desenvolvimento comunitário, para que a busca incansável pela garantia de direitos e de uma vida digna e feliz no campo, tenha sempre êxito.