Famílias do P1+2 trocam experiências em intercâmbio

11/06/2010


Agricultores e agricultoras familiares que fazem parte do Programa Uma Terra e Duas (P1+2), da APAEB de Serrinha, participaram de Intercâmbio interestadual no município de Afogados da Ingazeira, PE. A atividade aconteceu entre os dias 07 e 10 de junho, e contou com a presença de 30 representantes das famílias beneficiadas pelo programa dos municípios de Baixa Grande, Várzea da Roça, Macajuba e Boa Vista do Tupim. O roteiro seguido pelo grupo durante a visita foi orientado pela Diaconia, entidade que presta assistência na região e também executa o P1+2.


Foram visitadas seis experiências com o objetivo de mostrar alternativas de convivência com o semiárido que são sustentáveis, como o sistema natural de capitação de gás, através de esterco de gado- o biodigestor-, experiências de irrigação através de gotejamento, além de produções agroecológicas. Outro objetivo foi conhecer formas de captação de água da chuva como o tanque de pedra, e a bomba d’água popular (BAP).

Para Zé de Antonia, agricultor da comunidade Santo Antônio II, de Afogados da Ingazeira, visitas como essa contribuem para abranger o conhecimento. “Quem vem aqui vem com a intenção de aprender o pouco que a gente sabe, a gente fica feliz, pois nunca esperávamos receber gente de tantos lugares”, afirma o agricultor que conseguiu recuperar a área de 4 tarefas de terra desgastada, através de muito trabalho e hoje colhe os frutos, com uma produção agroecologica de frutas , verduras e hortaliças que ele vende e garante o sustento da família.


Marinalva Araújo, do município de Baixa Grande, recebeu a cisterna de produção, é a terceira vez que ela participa de momentos como esse. “É importante pegar as experiências e levar para minha cidade, eu não conhecia a cisterna-calçadão, depois das visitas em outros sítios eu passei a conhecer, para mim está sendo maravilhoso” ressalta Marinalva Araújo.

Geraldo Francisco dos Santos, também de Baixa Grande afirma que é a oportunidade de multiplicar as experiências dele e ver as formas de trabalho em outros lugares. Até o momento o P1+2 já construiu 145 cisternas de produção e irá implementar 5 tanques de pedra e 8 BAP'S, nos 10 municípios que atua.

Troca de experiências- O casal Leda Maria Bezerra de Lima e José Ribeiro de Lima, do Sitio Monte Alegre, ficam felizes quando recebem visitas como essa e aproveitam o momento para aprender novas experiências, como afirma Dona Leda. “A importância é que a gente recebe esse pessoal, eles repassam informação para a gente e a gente repassa para eles”.  Seu José aprendeu uma nova técnica para melhorar a criação de abelhas.  “Para mim foi um prazer imenso vocês terem vindo, é a maior alegria do mundo a gente trocar idéias e receber as idéias que vocês trouxeram também, como a apicultura, que eu não sabia esse tipo de técnica que o rapaz me ensinou e vou fazer agora mesmo, ele me ensinou já vou pegar orientação dele. Voltem sempre e gostei muito das idéias de vocês, eu achei muito importante, bom demais, espero que vocês sempre voltem aqui”, diz seu José, mostrando-se satisfeito.

 


DOWNLOAD DO ANEXO