Movimento dos Pequenos Agricultores realiza jornada nacional de luta camponesa

27/05/2010

Nos dias 26 e 27 de maio, mais de 15.000 camponeses e camponesas de todo o Brasil, organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), estarão mobilizados em 17 estados do país em defesa da agricultura camponesa e do direito de viver no campo com condições dignas.

Os camponeses reivindicam solução para o endividamento das famílias do campo, incentivos para que continuem preservando o meio ambiente, acesso à moradia camponesa, crédito agrícola subsidiado, tarifas de energia reduzidas para a produção de alimentos e investimentos públicos para beneficiamento e comercialização dos produtos camponeses. Além disso, reivindicam também acesso a políticas públicas de saúde, previdência social e educação, adequadas à realidade das famílias que vivem no campo.

Para garantir a pauta de reivindicação em todo o Brasil estão solicitadas audiências com o Ministério da Fazenda, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria Geral da República, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Paralelamente às audiências em Brasília, também estarão acontecendo diversas audiências junto aos poderes públicos estaduais em todos os estados mobilizados.

A atividade da Jornada Nacional de Luta do Movimento dos Pequenos Agricultores vem sendo construída em algumas regiões em parceria com os demais movimentos sociais da Via Campesina que, no dia 28, se somam a outras organizações de trabalhadores num dia nacional de luta dos trabalhadores do campo e da cidade.

 


DOWNLOAD DO ANEXO