3ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária acontece em Serrinha

21/05/2010

Com o objetivo de fortalecer e divulgar a agricultura familiar, como parte integrante para alcançar desenvolvimento sustentável e o bem estar de comunidades rurais acontece de 19 a 21 de maio no município de Serrinha, no Território do Sisal a 3ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

Uma iniciativa do Movimento Social do Território, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Nordeste Cidadania e Movimento de Organização Comunitária (MOC) o evento tem uma programação bastante diversificada, desde oficinas que abordam temáticas como a Nova Lei da Alimentação Escolar, técnicas de produção agrícola, até palestras sobre economia solidária e comércio justo.
 
Para Roberta Rastl-Kircher uma das organizadoras do evento, a feira configura-se como um espaço bastante democrático, onde estão participando diversos atores sociais da região do Sisal. "É uma oportunidade para debater as necessidades do território e também identificar os avanços e os pontos positivos", afirma.

Oficina de Sementes Crioulas-Durante os dias 19 e 20 de maio o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) realizou a Oficina de Sementes Crioulas e cerca de 60 agricultores familiares participaram, discutindo e avaliando sobre a importância do armazenamento da semente crioula e a garantia de uma produção de qualidade. O agricultor familiar Domício Araújo Santos do município de Queimadas, que participou da oficina, achou a proposta de grande importância, uma vez que reuniu pessoas de várias comunidades que puderam trocar entre si muitas experiências. Segundo ele, a 3ª Feira da Agricultura Familiar e reforma Agrária do Território do Sisal está trazendo muitas novidades, através dos stands e das oficinas oferecidas. “A feira está permitindo o intercâmbio de atividades e a troca de conhecimentos. Está contribuindo para fortalecer a agricultura familiar e trazer mais autonomia para as pessoas da região.”, disse.

Dia da Agricultura Familiar-No dia 21 de maio, data em que é comemorado o Dia da Agricultura Familiar a programação do evento, será dedicada à difusão e discussão as políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos da agricultura familiar, inclusive formatação de propostas de aperfeiçoamento do PRONAF para a próxima safra. Vão estar presentes o Secretário de Desenvolvimento Territorial Humberto Oliveira e o Superintendente Estadual da Agricultura Familiar Wilson Dias.

Durante a 3ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Território do Sisal também haverá manifestações culturais, exposições de produtos da agricultura familiar, animais e apresentação de grupos de dança, músicas e forrozeiros. regionais.


DOWNLOAD DO ANEXO