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MOC realizou Jornada de Avaliação Anual das Ações de Educação do Campo 2018
20/12/2018
No período de 18
a 19 de dezembro, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizou em
Feira de Santana, na Pousada Central, uma Jornada de Avaliação Anual das Ações
de Educação do Campo Contextualizada em 2018, desenvolvidas através dos
Projetos: CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo e Baú de
Leitura através do MOC. Esse encontro de avaliação final contou com a presença
de coordenadoras/es, professoras/es, diretoras/es, da Educação do Campo, Sociedade
Cívil, além de toda equipe do Programa de Educação do Campo Contextualizada
(PECONTE) do MOC.
O objetivo
principal dessa Jornada é de avaliar os principais desafios e resultados alcançados
com o trabalho do CAT/ Baú de Leitura durante o ano de 2018 e planejar ações
estratégicas de fortalecimento da Educação do Campo nos municípios para o ano
de 2019. Também aprofundou e planejou ações e resultados do trabalho pedagógico
nos municípios, a partir da temática da Ficha Pedagógica e Projeto Baú de
Leitura, e essas são atividades relacionadas aos projetos apoiados pelo PROJETO
BORDRS CROSSING (OMICRON), PROJETO PARCEIROS POR UM SERTÃO JUSTO- ACTIONAID e
KINDER.
“O encontro foi
muito positivo. A jornada Avaliativa Anual é o momento em que nos juntamos para
analisar o percurso durante o ano de 2018, tanto do ponto de vista filosófico
quanto metodológico e pedagógico. Neste ano, na avaliação, fomos desafiadas a
pensar algo mais dinâmico e fizemos junto com a URFS a árvore Avaliativa, que
deixou bem visual todos os resultados do itinerário pedagógico (O que se
conheceu, se analisou e se transformou) em 2018, bem como resultados e as
perspectivas para 2019, tudo muito relacionado com os princípios que são as
raízes desse processo todo, sem eles nada se sustenta. Resumindo, o encontro
foi profícuo, os debates empoderadores e as trocas como sempre fantásticas.
Temos encaminhamentos significativos para 2019 no intuito de seguir lutando
pela educação contextualizada enquanto direito”, ressaltou Ana Paula Duarte do
PECONTE.
O encontro
refletiu os desafios enfrentados no desenvolvimento do trabalho CAT/ Baú de
Leitura durante o ano de 2018 e levantou possíveis possibilidades de superação
e mais avanços. Realizou também uma autoavaliação da postura de ser educador/a,
exercendo a sua cidadania a partir do trabalho realizado com a ficha pedagógica
do CAT em 2018 e como melhorar a prática de cada um/a sendo coerente com a
educação livre, libertadora e contextualizada. E por último, planejou as ações
e definiu a problemática/temática da Ficha Pedagógica e Jornada Pedagógica 2019
a partir das reflexões sobre a situação atual.
“O município de
Barrocas é uma cidade nova, tem 18 anos que foi emancipada, e eu fui a primeira
Secretária de Educação no município em 2001 e quando soube do trabalho que o
MOC realizava no território e na região do SISAL, fui logo buscar para o nosso
município, pois eu sei da riqueza que é valorizar o sertanejo, nós sabemos que
a maior parte da sociedade são de comunidades rurais e a gente não podia tratar
como iguais, a sede com a zona rural. E assim, eu comecei a participar dos
encontros, das formações e acabei levando para o município tanto o CAT, quanto
o Baú de Leituras e isso tem mais de dez anos que eles atuam no município. Eu
não pretendo que eles deixem de atuar, gosto muito dessa parceria com o MOC porque
eles estão sempre presentes e fortalecendo a realidade do campo no município.
Quero parabenizar ao MOC, pelo trabalho de excelência que faz na região e no
território do Sisal e dizer que a gente de Barrocas não quer abrir mão dessa
parceria e que em 2019 possamos estar juntos para fazer um trabalho
diferenciado e de qualidade nas demais regiões”, enfatizou Jackeline Queiroz,
Secretária de Educação do município de Barrocas.
Outro momento
importante durante a avaliação foi a roda de diálogo “DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DA EDUCAÇÃO DO CAMPO CONTEXTUALIZADA E BNCC”, sobre o atual momento político/
econômico do pais diante dos desafios da Educação do Campo Contextualizada nos
municípios, com a presença de Naidison Baptista- Coordenador da ASA, Janeide
Bispo- UNEB e a mediação de Nelmira Moreira- UEFS.
“A questão mais
importante e fundamental para nós e para o Brasil de hoje é que a gente não
perdeu uma eleição e sim um projeto político de nação. Nós que trabalhamos com
a educação do campo, a gente sonha com um projeto político que inclua todas as
pessoas, que tenham educação para todas as pessoas, que as universidades
produzam conhecimentos para libertação e de serviço para todas as pessoas. E
também que negros, brancos, mulheres, lgbts, tenham um espaço no país, sem ser
questionados por causas das suas opções sexuais, afetivas e que as mulheres
possam experimentar uma vida de liberdade e não de subordinação. Então, a gente
vem debatendo, construindo, trabalhando nesse projeto político e para esse
projeto se concretizar é necessário que o país tenha um lugar para todos, lugar
para todos na saúde, na moradia, na renda, na produção, na cultura, no acesso a
limpeza, no transporte e na diversão”, ressaltou Naidson Baptista.
A professora Janeide
Bispo fez uma explanação traçando contextos e falou um pouco sobre a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). “Falar da BNCC é falar de um projeto político
em consonância com a exclusão do projeto sociedade que garanta para toda
população os seus direitos. A BNCC é um projeto de Educação extremamente
neoliberal, que atende uma perspectiva de formação de um indivíduo para atender
uma perspectiva mercadológica do capital, negando a ele sua possibilidade de
analisar, pensar e refletir. É uma estratégia legal que está aí para ser
implantado nos municípios e pelos estados para retirar as possibilidades do indivíduo
de pensar, explicou Janeide Bispo.
Durante a Jornada Avaliativa aconteceu ainda um jantar com confraternização para todos e no último dia da Jornada Avaliativa, também foi realizada uma Oficina com a Profa. Jussara Secondino, de avaliação pessoal/ profissional e com foco nas perspectivas para 2019 e sempre fortalecendo identidade, preparando para condutas e comportamentos que exigem mais compromisso e comprometimento do ato de educar.