Agricultores participam de Intercâmbio em Ouricuri

17/05/2010

Entre os dias 11 e 14 de maio aconteceu o primeiro Intercâmbio Interestadual do Programa Uma Terra e Duas Águas, onde participou 30 agricultores (as) familiares de seis municípios do Território do Sisal (Serrinha, Capela do Alto Alegre, Santa luz, Araci, Queimadas e Quijingue). O destino da delegação foi o município de Ouricuri, no estado de Pernambuco, onde foi visitada a sede do CAATINGA, que disponibilizou ao grupo técnicos para acompanhar as experiências assistidas pela entidade. No primeiro dia de visitas (12), foram conhecidas duas experiências, durante parte da manhã, na Comunidade Agrovila Nova Esperança, os agricultores (as) foram recebidos pelo agricultor Adão de Jesus Oliveira e sua irmã, professora Isabel Oliveira.

Conheceram a área de agrofloresta e a cisterna calçadão, construída em 2006, na propriedade de Adão, pelo Projeto P1+2 Demonstrativo. Lá, através do acompanhamento técnico do CAATINGA, a família de Adão investe na agrofloresta com a ajuda da família. Tiveram a oportunidade de ver o trabalho do grupo de mulheres com a Unidade de Beneficiamento de Umbu, onde o mesmo grupo de 13 mulheres produzem polpa, doces, geléias, compotas, tudo resultado da verticalização do fruto do umbu, e a unidade de beneficiamento de mel. Por fim, o grupo foi convidado a conhecer a escola da comunidade onde a professora Isabel desenvolve um trabalho, com os alunos de ensino fundamental, com educação contextualizada com metodologias voltadas para a convivência com o semiárido.

As impressões do grupo sobre a visita foram diversas. Para Maria Edileuza Evangelista da Silva, vice-presidente do Sindicado de Santa Luz e integrante da Comissão Executiva Municipal, a experiência foi importante, porque foi possível notar a transformação na vida daquelas pessoas, percebemos a luta por políticas públicas naquela comunidade, para ter uma vida organizada e digna, com qualidade na comunidade. Benício Carneiro, do município de Queimadas, parabenizou a comunidade e afirmou desejar levar o exemplo para sua. “Queremos levar o que estamos vendo aqui, principalmente a experiência de recuperação do solo, aqui o solo tem cascalho, lá na minha comunidade é enfraquecido, unindo idéias e força, vamos levar a experiência como incentivo para melhorar nossa realidade”.

Durante a tarde, foi visitada a propriedade de Dona Eva de Alencar Cavalcanti, na comunidade de Tamboril, uma área de 4 tarefas cercada de diversidade, onde a agricultora trabalha com um sistema de irrigação que tem garantindo a produção de frutíferas, verduras e hortaliças, através da água represada próxima de casa, o sistema de irrigação de um projeto com Caatinga, que beneficiou 20 famílias. Para Osmário, ficou a lição de que quanto mais vemos coisas diferentes, mais aprendemos. “Quanto mais vemos coisas diferentes, mais aprendemos, se cada um levar um pouquinho do que viu aqui no dia de hoje, a gente só ia crescer em nossas comunidades.”, afirmou.

No ultimo dia de visitas (13), pela manhã foi vista a experiência de Seu Santino e dos filhos, um deles presente, Lindomar. A propriedade apresenta uma diversidade de coisas na produção, frutíferas, legumes, verduras, tudo irrigado com água de cacimba, onde os agricultores se utilizam de técnicas, como o enxerto no caule das árvores e a poda das plantas para garantir mais qualidade na produção, o combate a lagarta com o nim, entre outras apresentadas aos visitantes. A tarde o grupo conheceu a sede do CAATINGA e o trabalho desenvolvido pela entidade.

 


DOWNLOAD DO ANEXO