Estudantes de Valente debatem o papel da rádio escola

13/05/2010

No dia 12 de maio, cerca de 30 estudantes de escolas municipais de Valente, participaram no Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) do município, da reunião para discutir o papel e a importância das rádio escolas.

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Educação do município, com o apoio do Programa de Comunicação do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e debateu sobre a importância da comunicação comunitária, a programação das rádios e também a importância na rádio escola, num contexto de rádio educativa, que presta serviços a comunidade escolar.

Para Nayara Silva, coordenadora do Programa de Comunicação do MOC e facilitadora da reunião, a atividade foi um trabalho diferenciado. Reuniu alunos de quinta a oitava série e focou na produção participativa e coletiva. “O trabalho sobre as rádio escolas envolveu diretamente o alunos, que trabalharam em grupo e identificaram as reais necessidades de comunicação da comunidade.”, concluiu. 

O município de Valente é referência no trabalho de educomunicação do campo, e as escolas desenvolvem também a produção de notícias, fanzines e jornais mural. Ao todo são cinco escolas situadas tanto na sede, quanto no campo, que trabalham com a realização de programas de rádio.

As rádio escolas fazem sucesso junto aos estudantes, e a sua programação envolve basicamente avisos para a comunidade, dicas de saúde e a execução de músicas de artistas locais. Para o aluno Joilson Silva, da comunidade Santa Rita de Cássia o trabalho das rádio escolas é importante porque informa as notícias com responsabilidade. “Divulga fatos que acontecem nas comunidades e que os meios de comunicação em massa, muitas não se preocupam em divulgar.”, afirma.

No dia 03 de junho haverá outra reunião com os alunos, desta vez abordando sobre o contexto de produção de notícias.

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO