Desenho animado aborda vida no semiárido

04/05/2010

Com o objetivo de abordar temas como uso racional da água, poluição dos rios, saúde, higiene e cuidados com a cisterna, a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) construiu com o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC) uma série de episódios de desenhos animados a partir de duas oficinas realizadas com 17 crianças da 4ª série da Escola Doutor João de Oliveira Campos, da comunidade de Ponto Novo, no município baiano de Riachão do Jacuípe.

A série de desenhos chama-se: Água, Vida e Alegria no Semiárido e conta com oito episódios, cuja metodologia utilizada busca valorizar as crianças como protagonistas de suas histórias, mostrando não apenas os problemas que elas enfrentam nas suas comunidades, como também alternativas de soluções para vencer as dificuldades.

Os desenhos possuem uma linguagem simples, retratam um pouco das relações de meio ambiente, uso racional da água e cultura local e funcionam como instrumento de debates; onde as crianças falam umas para as outras sobre o contexto de desenvolvimento rural sustentável e convivência com o semiárido.

Para Cleonice Oliveira, técnica do Programa de Educação do Movimento de Organização Comunitária (MOC) que participou da elaboração do desenho animado, a atividade foi um processo bastante produtivo e contou também com a participação de toda a comunidade. As crianças tiveram a oportunidade de desenvolver sua criatividade e também outras habilidades durante a construção do desenho. “Os desenhos traduzem e fortalecem a leitura que as crianças fazem da identidade local e do contexto de vida do semiárido.”, afirma.

Além dos desenhos animados foi produzido também o documentário Desenhando Histórias, que mostra como foi o processo de construção dos episódios. As realização das peças, contou ainda, com a parceria da Codevasf  e do Canal Futura.

O episódio Açude foi exibido no dia 28 de abril pelo Canal Futura, dentro da programação do Jornal Futura, que teve uma temática especial sobre a Caatinga. A série completa será exibida no mês de junho, durante a Semana do Meio Ambiente.

 


DOWNLOAD DO ANEXO