Juventude debate drogas e violência em Valente

29/04/2010

Jovens da rede pública municipal e estadual de ensino, de Valente se reuniram terça-feira (27) para debater temáticas relativas ao universo contemporâneo da juventude. Drogas, violência, educação, comunicação estiveram pautando o Encontro de Juventude, ação que faz parte do movimento Ecos da Juventude, realizado através da parceria com a Secretaria de Educação e as escolas.

Debatendo as temáticas, participaram representantes do Conselho Tutelar, Selo Unicef, Câmara de Vereadores, Movimento de Organização Comunitária (MOC), Casa Brasil e a estudante Acássia da Hora Brito, de 13 anos, estuda na 8ª série do Centro Educacional Santa Rita de Cássia, ela contou a experiência de organização dos jovens na escola, através do Grêmio Estudantil.

“É muito importante ter um grêmio atuante em nossa escola, com o trabalho de representação estamos sempre chamando os colegas para reuniões para lutar por melhorias na escola, sempre realizamos eventos e com isso adquirimos material para auxiliar nas nossas atividades”. Segundo Acássia o grêmio já realizou bincos, e no próximo dia 14 irá promover um festival de pizza. Com o dinheiro arrecadado, alunos e diretoria já adquiriram ventiladores, data show e home theater.

Também contribuindo com o debate o Grupo de Apoio à Prevenção a AIDS (GAPA), apresentou no dia de ontem (28), a peça teatral, “A gente já disse tudo”, que contextualiza um bairro, uma escola e vários personagens com histórias distintas e uma situação comum: vulnerabilidade social e um problema que pode atingir a todos, a contaminação pelo vírus da Aids.

O evento contou com a presença de cerca de 120 jovens, entre os quais estão os participantes dos projetos de Educomuniçação e Comunicação Pelos Direitos, do MOC, além da apresentação da experiência de comunicação da Agencia Mandacaru de Comunicação e Cultura. Para a educadora Geia Adriana Araújo da Silva, o encontro foi de fundamental importância pois mobilizou o jovem para temas voltados à sua realidade. “A participação foi ativa e o mais importante conseguimos falar de juventude com a própria juventude” ressalta.


DOWNLOAD DO ANEXO