Intercâmbio de Experiências de Educação do Campo

07/10/2004

No I Intercâmbio de Experiências de Educação do Campo realizado dia 07 de outurbo de 2004, participaram educadores, professores, dirigentes e lideranças dos movimentos sociais, técnicos de organizações governamentais e não governamentais que atuam na educação do campo de 7 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Sergipe e Piauí. O intercâmbio serviu para a troca de experiências em educação do campo que vêm sendo realizados pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC).

O Baú de Leitura, um dos projetos do programa de Educação do MOC, atua pelo estado com 42 coordenadores, 697 monitores e professores, em 41 municípios atingindo 16854 crianças. Outro projeto, CAT- Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo trabalha com 508 professores, 302 comunidades, 304 Escolas, hoje são 23986 alunos matriculados.

O objetivo de encontros como esse é fortalecer as relações com outras entidades do País, para aprender, trocar e compartilhar aprendizagens que contribuam para uma educação do campo de qualidade construindo o desenvolvimento sustentável dos territórios. Na oportunidade, o MOC estará apresentando essas experiências para os participantes, além de promover a visita em 05 municípios onde atua, para melhor conhecimento do que aconteceu na base.

O MOC vem atuando na região sisaleira a quase 40 anos, na busca de fortalecer e dar sustentabilidade a região que é pouco vista pelos poderes políticos com grande potencialidade. A instituição incentiva a participação da sociedade civil na busca de melhorias e de fiscalização dos direitos do cidadão e dá, através de incentivos na educação com projetos extra-curriculares uma nova visão de futuro e perspectiva de vida.

Experiências Referentes:

  • Baú de Leitura: contribuir para ampliar a qualidade da escola do campo da região semi-árida da Bahia, através da inserção sistemática de processos de leitura prazerosa e crítica, numa linha de construção de políticas públicas de educação. São 45 livros em cada baú de sisal. O projeto Baú de Leitura trabalha com os temas: identidade pessoal, cultural e local; relação com o meio ambiente e a comunidade, a família, a sociedade.
  • CAT: busca da melhoria da qualidade do ensino no semi-árido baiano, através da formação continuada de professores das escolas municipais do campo. O trabalho é desenvolvido dentro de uma proposta que valoriza o homem e a mulher do campo, sua cultura, seu trabalho, trazendo estes elementos como base da prática pedagógica dos professores em sala de aula, contribuindo para a construção de conhecimento capaz de gerar a transformação da realidade rural.
  • Jornada Ampliada: é uma atividade específica do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) desenvolvida no turno complementar às aulas regulares. O monitor é um profissional selecionado pelo Programa, entre candidatos inscritos no próprio município para coordenar as ações da Jornada Ampliada, como reforço escolar, atividades culturais e práticas esportivas, buscando contribuir para a construção do Desenvolvimento Sustentável.