Mulheres do Sertão participam de intercâmbio em Pernambuco

20/04/2010

Com o objetivo de contribuir para a formação e qualificação de lideranças femininas das organizações de mulheres do e no semiárido baiano, para atuar na Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher e para uma efetiva intervenção no controle social das políticas públicas que garantam os seus direitos, o Programa de Gênero do Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza no período de 21 a 24 de abril no município de Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco o Intercâmbio Interestadual para conhecer a experiência da Rede de Atendimento a Mulher Vítima de Violência.

O intercâmbio faz parte das atividades do Projeto Mulheres Sertanejas na Luta pela Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulher, desenvolvido pelo MOC, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e Governo Federal, onde uma caravana de cerca de 44 mulheres dos 13 municípios que fazem parte do projeto vai sair de Feira de Santana no dia 21 de abril, com destino ao estado de Pernambuco e ao município do Cabo de Santo Agostinho para  conhecer as experiências das organizações de mulheres na prevenção e enfrentamento a violência, e ainda debater e trocar experiências sobre as estratégias utilizadas no trabalho com a comunidades, os avanços e desafios no combate à violência.

Programação- Durante o encontro o grupo terá a oportunidade de visitar o trabalho da Rádio Mulher, Conselho da Mulher, o Fórum de Mulheres, o Centro Cidadania Feminina e ainda conhecer a experiência do Apitaço que é desenvolvida em comunidades de Recife.

O Apitaço é uma manifestação comum quando uma mulher está em situação de violência. Desta forma outras mulheres se reúnem e começam a apitar na frente da casa do agressor, enquanto outras fazem a denuncia formal para a polícia. Com esta ação o agressor se intimida, pela vergonha de ser denunciado na comunidade e a mulher se fortalece em saber que não está sozinha, que existe uma rede de apoio e escuta dentro da própria comunidade.

A ação tem surtido bastante efeito, uma vez que, o índice de violência contra a mulher diminui consideravelmente depois das ações realizadas pelas mulheres do apito. O Apitaço tem o objetivo de fortalecer as mulheres para uma ação coletiva no enfrentamento da violência contra a mulher, tendo o apito como instrumento de alerta e de denuncia da violência.

Para Selma Glória de Jesus, técnica do Programa de Gênero do MOC o intercâmbio será um importante momento de vivência e de troca de saberes. Uma oportunidade para que as mulheres do Sertão conheçam a articulação de mulheres de outro estado e ver de que forma podem implementar novas ações e debates nos seus territórios.

A experiência do estado de Pernambuco de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher ganha notoriedade, uma vez que é um dos estados com maiores índices de casos de violência contra a mulher, e ainda assim as entidades, as articulações de mulheres trabalham em conjunto para reverter esse quadro. Há uma rede de entidades e de grupos trabalhando juntos em favor da mesma causa.  “Será uma fonte de aprendizado para as mulheres do Sertão, para lutarem juntas, numa dimensão coletiva e política, fortalecendo e dando continuidade ao trabalho desenvolvido.”, disse.


DOWNLOAD DO ANEXO