MOC entrega Baús de Leitura para mais 50 municípios

15/04/2010

No dia 13 de abril, no Módulo VII - Auditório V, da Universidade Estadual de Feira de Santana, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação fez a entrega de Baús de Leitura para 51 municípios que em 2010 estão trabalhando com a metodologia em sala de aula.

O Baú de Leitura, que em 2009 completou dez anos, já é executado em diversas escolas de 45 municípios do semiárido baiano. O projeto incentiva a leitura de meninos e meninas através de livros que abordam o contexto baiano, todo o material fica disponível em baús que circulam por todas as escolas. A escola realiza o dia da leitura, onde temáticas como água, cultura, meio ambiente e outras são trabalhadas.

Para fazer a entrega dos Baús, participaram integrantes da equipe de Educação do Movimento de Organização Comunitária, o secretário executivo da entidade Naidison Baptista e o reitor de Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) José Carlos Barreto de Santana.

Para Bernadete Carneiro técnica do MOC, que participou da solenidade de entrega dos baús, o evento foi um momento emocionante onde pode ser notada a concretização do trabalho, o reconhecimento e a importância da educação do campo. “É gratificante ver os frutos do trabalho que é desenvolvido. A importância das atividades de sensibilização junto aos municípios, e principalmente ter a certeza de que os baús que foram entregues, vão ser espalhados e poder levar para as crianças o prazer da leitura e do conhecimento.”, afirmou.

Sobre o Baú de Leitura - O projeto foi desenvolvido com o apoio técnico e financeiro do UNICEF no Brasil. A iniciativa foi criada em 1999, na Bahia, com o objetivo de qualificar as atividades complementares à escola oferecidas para estudantes de 6 a 16 anos de idade atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nas chamadas Unidades da Jornada Ampliada. Com os bons resultados alcançados, ultrapassou as fronteiras do Estado: além de ser realizada em 96 municípios da Bahia, também acontece em 43 municípios do sertão sergipano, promovida pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), e em 18 municípios alagoanos, como parte das atividades de um novo Pontão de Cultura, em Palmeira dos Índios, coordenado pelo Movimento pró-Desenvolvimento Comunitário.

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO