Secretário Executivo do MOC é o novo presidente do CONSEA Bahia

08/04/2010

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea/Ba) conta com novos membros desde o dia 06 de abril. A solenidade de posse foi realizada no Sol Barra Hotel, em Salvador, e o Movimento de Organização Comunitária (MOC) integra o conjunto das entidades da nova gestão que atuará até 2012. O Secretário Executivo da entidade, Naidison de Quintella Baptista, foi empossado por unanimidade como o novo presidente do Consea Estadual.


Criado em 2003, o Consea tem como objetivo propor políticas, programas e ações que assegurem o direito à alimentação adequada e saudável. É formado por representantes governamentais e de entidades da sociedade civil organizada.


Uma das intervenções mais importantes do Conselho nos últimos anos foi a participação efetiva na construção da Lei Estadual 11.046, de 20 de maio de 2008, que cria o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com isso, passa a existir uma legislação específica que trata da implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da insegurança alimentar, problema que atinge mais da metade dos lares baianos, segundo o IBGE.


Para Naidison Baptista, ajudar na superação da pobreza e implementar o sistema de segurança alimentar nos municípios, através de atividades de sensibilização, são alguns dos desafios da nova gestão. O debate sobre segurança alimentar deve ser intensificado, de modo que torne-se concreto na vida das pessoas. O Plano de Segurança Alimentar no estado abarca várias políticas, e é importante que seja colocado nos orçamentos, elementos de segurança alimentar que perpassem por todas as secretarias.


Ainda segundo ele, sua representação no Consea é importante para o Movimento de Organização Comunitária (MOC) porque soma-se como mais um reconhecimento para a entidade. “O trabalho do MOC mais uma vez é constatado e o estado assim como a região onde a instituição atua só tem a ganhar com a implementação das políticas de segurança alimentar”, afirma.

A posse dos novos membros do Consea contou com a presença do Governador Jaques Wagner e do presidente do Consea Nacional, Renato Maluf.
 

 


DOWNLOAD DO ANEXO