Conquistas e desafios futuros celebrados nos 10 anos da ASA Brasil

26/03/2010

Uma mistura de símbolos, ritmos e muita emoção marcou a abertura do VII Encontro Nacional da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (EnconASA) na noite de segunda-feira, 22, na cidade de Juazeiro, Bahia. Artistas como Valdir Lemos e Gonzaga, Gogó e Newton, e o Grupo de Pífano encheram de musicalidade a mística de abertura.


O grupo de dança educativa Caminhos da Cidadania do município de Curaçá apresentou uma coreografia sobre a água, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.


Além de música e dança,a ASA foi homenageada em versos de cordel e na fala dos agricultores Delzuíta Ferreira, do município de Remanso, e Joaquim Rocha, do município de Casa Nova. “Há vinte anos, nós mulheres do Semiárido tínhamos que andar com o pote na cabeça para buscar água. Quando a seca era muito grande eu tinha que dar água salgada da cacimba para minha filha beber e ela me pedia para colocar açúcar, pois, não conseguia engolir. Hoje, depois da ASA e suas organizações, já temos água para beber. A luta agora é pela água para produzir e poder manter o jovem no campo”, destaca Dona Delzuíta.


Com estandartes, música, versos, dança e símbolos da cultura de cada estado as delegações do Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Cerará, Minas Gerais e Bahia, deram as boas-vindas aos participantes do EnconASA.


Em seguida formou-se uma mesa que contou com a presença do coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista e outros 12 convidados, representantes da sociedade civil e do poder público. Baptista ressaltou a importância das parceiras feitas ao longo desses dez anos. Segundo ele, sem esse apoio pouco teria sido feito.“Quando lançamos a ideia do P1MC [Programa Um Milhão de Cisternas] éramos chamados de loucos por querermos pregar no cenário nacional uma imagem de Semiárido com vida e não um Semiárido com carcaças de animais no chão, de agricultores e agricultoras colocados como incapazes de se sustentar”, afirma.


Caminhada reúne 4 mil pessoas- Na tarde do segundo dia (23) do Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA) foi marcada por uma caminhada, que reuniu cerca de 4 mil pessoas pelas ruas de Juazeiro-BA, segundo a Polícia Militar. Os manifestantes saíram do Shopping Águas Center e seguiram pela Avenida Adolfo Viana. Durante o percurso, houve uma saudação ao rio São Francisco, onde foi ressaltada a importância de preservá-lo.


A caminhada teve como objetivo afirmar a proposta de convivência com o Semiárido e denunciar as injustiças causadas pelo modelo de desenvolvimento proposto pelos grandes empresários. “A nossa luta é por políticas públicas que garantam vida com dignidade ao povo do Semiárido”, declara o coordenador da ASA, José Aldo dos Santos.

Outro objetivo da mobilização foi celebrar as lutas e as conquistas da ASA nos seus dez anos de existência. “A caminhada é um marco; um momento de celebrar dez anos com muita vitória. É também um momento de observar os desafios, se empenhar para as lutas e afirmar as ações de convivência com o Semiárido”, afirma Adelson Santos, mais conhecido como Tiziu, da coordenação local do VII EnconASA e integrante do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Participantes visitam experiências de sucesso- Um dia (24) dedicado a visitas às experiencias que são apoiadas pela ASA e que servem para incentivar na reflexão de políticas públicas para semiárido foi escolhido dentro da programação para que os participantes conhecessem 14 experiencias localizadas em Juazeiro e municípios de seu entorno.

Dentre elas a da Escola Rural de Massaroca (ERUM) que realiza um trabalho de educação contextualizada, com diversos elementos como a horta orgânica, preservação da memoria através do museu Casa de Farinha e convívio aproximado com a comunidade. Além deste tema, experiências de Acesso à água, Acesso à terra, Segurança e soberania alimentar, Economia popular solidária, Educação contextualizada, Auto-organização e direito das mulheres e Biodiversidade foram visitadas.

 Na manhã do dia 25, as contribuições e os desafios de cada tema analisado através experiencia foram discutidos em oficinas, o resultado desse debate dará subsídio para construção da Carta Política do EnconASA, que será divulgada hoje(26), durante o encerramento do evento.

Confira a cobertura do evento no blog: http://7enconasa.wordpress.com


DOWNLOAD DO ANEXO