MOC realizou formação com diretores e professores de 15 municípios

13/09/2018
MOC realizou formação com diretores e professores de 15 municípios

#MOCPorumSertãoJusto

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), entre os dias 11 e 12 de setembro, realizou em Feira de Santana, na Pousada Central, através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), um Intercâmbio de Troca de Saberes e Fazeres da Educação do Campo do Semiárido da Bahia, com professores e diretores das escolas do campo de 15 municípios, desenvolvidas através dos Projetos: CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo e Baú de Leitura. Essas são atividades relacionadas aos projetos apoiados pelo PROJETO BORDRS CROSSING (OMICRON) e Instituto para Cooperação e Desenvolvimento de Projetos (ICEP).

O objetivo dessa formação foi de avaliar a prática pedagógica a partir do desenvolvimento do tema da Ficha Pedagógica e Baú de Leitura no primeiro semestre, identificando avanços e desafios, intercambiando trocas de saberes sobre religiosidade, educação não sexista e não discriminatória dentro da proposta pedagógica da Educação do Campo Contextualizada.

“Realizamos essa avaliação para ver o que a gente avançou, quais foram as dificuldades encontradas e o que podemos sugerir para melhorar em alguns pontos durante esse primeiro semestre. É um processo de avaliação e dentro dessa programação, teve o objetivo também de dialogar juntamente com o professor Jorge Nery, sobre religiosidade e intolerância religiosa, e na tarde de ontem a gente fez uma oficina muito interessante com aproximadamente 60 professores e a reflexão foi muito boa. E dialogamos também com Ana Paula, referente a educação não sexista e não discriminatória nas escolas e nas comunidades, foi também uma oficina muito rica e necessária, porque a gente sabe da estrutura patriarcal, machista e intolerante em que estamos inseridos na sociedade. Então, a cada dia que passa se torna mais necessário dialogar sobre essas temáticas e esses dias foram bastante proveitosos” frisou Daiane Santos técnica do PECONTE.

A formação com professores e diretores é um momento de aprofundar estudos sobre temáticas relacionadas à Educação do Campo, e com oficinas contribuindo com a formação deles, planejando ações a partir do que foi aprofundado e sempre buscando superar as dificuldades encontradas e avançando nos resultados com o intuito de progredir ainda mais com a educação do campo.


Por Alan Suzarte

Programa de Comunicação do MOC (PCOM)