Caravana do sertão participa da Marcha Mundial das Mulheres

08/03/2010

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, tem início em São Paulo a 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Durante dez dias, marchas e mobilizações nacionais simultâneas de diferentes tipos, formas, cores e ritmos marcarão o centenário da Declaração do Dia Internacional das Mulheres, proposto pelas delegadas à 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, em 1910.

De 08 a 18 de março as militantes da Marcha Mundial das Mulheres, dos cinco continentes, estarão em marcha entre Campinas e São Paulo, todas com o desejo de superar a injustiça social que provoca violência e pobreza e também, com o desejo de construir um mundo baseado na paz, justiça, igualdade, liberdade e solidariedade.

Em 2010, quatro campos temáticos orientam a 3º Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. São eles: O bem comum e os serviços públicos; Paz e desmilitarização; Violência contra as mulheres e Autonomia econômica das mulheres.

Territórios rurais na Marcha Mundial – Este ano, a Marcha Mundial das Mulheres terá a participação das produtoras rurais dos Territórios Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Sisal. Uma caravana formada por 40 mulheres segue em viagem no dia 14 de março, acompanhando a Marcha na cidade de Jordanésia, estado de São Paulo. Todas são integrantes da Rede de Produtoras da Bahia, Fatres, MOC e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais. 

No decorrer do mês de março os grupos de mulheres estarão realizando nos municípios atividades em homenagem ao Dia da Mulher. A participação na Marcha Mundial reforça a organização dos grupos nestes territórios e a força que vem da terra.

Intercâmbio - No retorno para a Bahia, nada de cansaço. A caravana do sertão irá visitar o assentamento Dandara dos Palmares, em Camamu, que é referência no trabalho de gênero, agroecologia, segurança alimentar e nutricional, geração de renda e autonomia das mulheres.


DOWNLOAD DO ANEXO