Mulheres realizam exposição de produtos em shopping da cidade

04/03/2010

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, produtoras rurais do semiárido baiano promovem o comércio justo e a economia solidária, através da exposição EXPOMULHER – Feira das Mulheres Produtoras Rurais que acontece de 05 a 09 de março no Boulevard Shopping em Feira de Santana. A exposição é uma realização da Rede de Produtoras da Bahia, Agência Regional de Comercialização do Sertão (Arco Sertão) e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), com apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e do Sebrae, através do projeto Ampliando Horizontes.

Serão mais de 50 mulheres representando grupos de mulheres produtoras rurais dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, que estarão expondo os seus produtos de artesanato e também da culinária regional que será representada por bolos e tortas de aipim, bolachas de mandioca, doces de frutas nativas da caatinga e cocadas.


Todas estas mulheres fazem parte da Rede de Produtoras da Bahia e da ARCO Sertão, duas entidades assessoradas pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) que fortalecem a economia solidária e o comércio justo na região.


Patrícia Nascimento, Coordenadora Geral da Rede de Produtoras da Bahia, conta que a Rede de Produtoras da Bahia (RPB) hoje representa mais de 50 grupos de mulheres do Interior do estado. São mulheres da agricultura familiar que lutam pela sua própria geração de renda. Para ela, a exposição é mais um apoio para fortalecer o trabalho dessas mulheres sertanejas. “A cada conquista na comercialização dos produtos no comércio justo é possível conseguir uma melhoria de vida dessas mulheres e de suas famílias”, afirma.


Resultados da organização dos grupos - Muitas produtoras, representantes de grupos de mulheres, apontam que após começarem a fabricar os produtos puderam investir mais na alimentação e na educação da família. E todas elas sabem também a importância de serem reconhecidas e valorizadas, além de participarem dos espaços de agroecologia, do comércio justo e da economia solidária.


Eleneide Alves, presidente da ARCO Sertão acrescenta que “quando a Arco Sertão foi fundada em 2002, contava com 15 empreendimentos que tinham muitas dificuldades para comercializar os seus produtos. Hoje os 30 empreendimentos que fazem parte da ARCO já participam de feiras da economia solidária e comércio justo não somente na Bahia, mas em todo o país”.  Ainda segundo Eleneide, os empreendimentos hoje colocam seus produtos num dos programas nacionais que visam o comércio justo: o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos junto a CONAB.


Para Célia Firmo, coordenadora Pedagógica do MOC, todas as ações voltadas ao comércio justo buscam promover o desenvolvimento sustentável, a justiça social e a segurança alimentar e nutricional das mulheres produtoras rurais e suas famílias. Fortalecendo o comércio justo e solidário, o MOC com a sua assessoria da ARCO Sertão e Rede de Produtoras da Bahia, apoiada pelo SEBRAE, promove a existência de relações comerciais mais justas, solidárias, duradouras e transparentes.

Assim a co-responsabilidade nas relações comerciais entre os diversos participantes na produção, comercialização e consumo é fortalecida e potencializa uma valorização nas relações comerciais, da diversidade étnica e cultural e do conhecimento das comunidades tradicionais.


Outro fator importante em todas as ações voltadas ao comércio justo e a economia solidária é a valorização e preservação do meio ambiente, com ênfase na produção de produtos de base agroecológica e das atividades do extrativismo sustentável. “O objetivo é reduzir as dependências econômicas e garantir a valorização, a remuneração justa do trabalho feminino,” acrescenta Célia.


A Exposição das Mulheres Produtoras Rurais busca mostrar para a comunidade de Feira de Santana e os visitantes do shopping um pouco desses valores e o papel social da mulher no fortalecimento da economia. Será uma boa oportunidade para se conhecer o trabalho dos grupos e um pouco da cultura do semiárido. Plantas típicas como o mandacaru e sisal vão comporo cenário da exposição e visitantes poderão acompanhar, ao vivo, como é feito o artesanato de palha e de tecido. 

 


DOWNLOAD DO ANEXO