Territórios da cidadania em Foco

03/03/2010

De 22 a 25 de março acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília – DF, o II Salão Nacional dos Territórios Rurais. O evento será promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, onde serão aprimoradas as ações desenvolvidas nos Territórios Rurais, por meio de uma estratégia territorial que se ampliou em 2008, com o Programa Territórios da Cidadania.

2010 é um ano em que as atenções estão voltadas para o aniversário de 50 anos de Brasília, sobretudo, para as eleições presidenciais e estaduais, com isso, os Territórios Rurais irão garantir um importante espaço no cenário nacional de discussões de políticas públicas para o meio rural. Durante o II Salão, atores sociais de todo o País estarão reunidos na capital federal onde terão a oportunidade de mostrar as ações sustentáveis praticadas nos Territórios Rurais onde atuam.

A expectativa é que cerca de duas mil pessoas estejam presentes no II Salão. Entre os participantes, estarão representantes dos Colegiados Territoriais, gestores (as) públicos, parlamentares, lideranças de movimentos sociais rurais, organismos Internacionais, universidades, jornalistas, instituições de fomento e pesquisa, integrantes de conselhos nacionais entre eles, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – (Condraf) e chefs de cozinha.

Espaço de Diversidade e afirmação de Identidade - Durante o II Salão também serão apresentadas 143 Boas Práticas Territoriais, experiências Inovadoras protagonizadas pelos atores sociais dos Territórios Rurais que combinam abrangência territorial com a participação democrática, gestão e controle social. Iniciativas com foco no desenvolvimento que revelam a diversidade das tradições, do conhecimento, das culturas e das produções agrícolas e não agrícolas no meio rural.

Além de valorizar e dar visibilidade às ações protagonizadas pelos atores sociais nos Territórios Rurais. Esse importante espaço de aproximação entre atores sociais e gestores públicos, pretende avançar no debate sobre a articulação de políticas públicas destinadas à promoção do desenvolvimento rural com enfoque territorial.

A proposta de política de Desenvolvimento do Brasil Rural que será apresentada pelo Condraf será um grande passo dado durante o II Salão e será amplamente debatida pela sociedade e poder público. A elaboração da política é resultado das deliberações da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada em 2008.


Território do Sisal- Acompanhada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), e situada no município de Retirolândia, a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) também foi considerada uma dessas 143 boas práticas e vai apresentar o seu trabalho durante o evento. A entidade atua desde o ano de 2002 na Região Sisaleira, e a sua principal missão é contribuir para o desenvolvimento social sustentável a partir da prestação de serviços em comunicação social, voltados para o conhecimento e a valorização da região semiárida.

Durante a programação, a Agência Mandacaru vai participar fazendo a cobertura do evento e apresentando como boa prática a experiência de Juventude e Comunicação no Sertão da Bahia. O objetivo é mostrar como a organização da juventude tem contribuído para o fortalecimento e o desenvolvimento territorial e para afirmar a identidade dos grupos. Para Camila Oliveira presidente da instituição, o evento será mais um momento gratificante, onde a entidade terá a oportunidade de mostrar nacionalmente o trabalho que é desenvolvido. “Mostrar a articulação juvenil e a importância da comunicação para fortalecer o território”, disse.


DOWNLOAD DO ANEXO