Baú de Leitura será implantado em 51 novos municípios

12/02/2010

No dia 11 de fevereiro no Auditório, do Módulo VII, da Universidade Estadual de Feira de Santana, aconteceu o Seminário com Gestores de Educação para implantação do Projeto Baú de Leitura em escolas do campo de 51 municípios.

O projeto já é executado em diversas escolas de 45 municípios do semiárido baiano, com a proposta de ampliação serão em torno de 96 municípios interferindo diretamente na didática de leitura das escolas do semiárido. O projeto incentiva a leitura de meninos e meninas através de livros que abordam o contexto baiano, todo o material fica disponível em baús que passam por todas as escolas. A escola realiza o dia da leitura, onde diversas temáticas como água, cultura, meio ambiente e outras são trabalhadas.

O objetivo do evento foi sensibilizar gestores municipais sobre a importância da leitura lúdica no desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes, criar condições para que 51 gestores municipais de educação conheçam a estrutura e funcionamento do Projeto Baú de Leitura e processos de implantação nos municípios, além de construir processo para garantir o compromisso dos gestores municipais, MOC e Secretaria Estadual de Educação para um bom funcionamento do Projeto Baú de Leitura nos municípios onde será implantado.

“O menino cresceu” – Após apresentação inicial foi formada a mesa de abertura composta pela Profª Rita de Cássia, coordenadora de Extensão da UEFS, Profa. Tânia Miranda (Diretora de Educação e Suas Modalidades) e Profa. Lindomar Araújo (Coordenador Estadual da Educação do Campo e Dr. Clovis Lima, Diretor Técnico do MOC). Segundo o Lindomar Araújo é o desafio do estado transformar o trabalho dos movimentos sociais em política pública. “Precisamos regulamentar, pois projetos e programas acabam, o que fica são as políticas de Estado e não as de governo” afirma.

Sobre o projeto Baú de Leitura, o professor ressaltou que alguns aspectos são essências para o desenvolvimento das crianças. “A valorização da cultura dos povos do campo é um dos aspectos presentes no projeto, além da valorização da identidade e do sujeito social” enfatiza.

A Profª Jussara Secondino recordou a história do Baú de Leitura. “ Quando o projeto surgiu inspirado nas histórias contadas pelas catadeira de siri, que diziam muito da sua identidade e da sua cultura, ele começou em três municípios da Região do Sisal, é encantador ver que o menino cresceu e está ficando grande pelo papel que cumpre que é o de inserir as diferenças”, afirma Jussara.

Durante o evento foi exibido o filme “Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local”, da Caixa Econômica Federal, que faz referencia ao projeto como exemplo de gestão para desenvolvimento local. Além da apresentação da adolescente Laíza Gonçalves, do município de Barreirocas, que contou histórias que fazem parte da coleção de livros do baú.

No final do seminário os municípios presentes realizaram a assinatura do termo. Projeto já inicia com a doação de cinco baús, e os outros cinco são financiados pelo próprio município.


DOWNLOAD DO ANEXO