CODES comemora prêmio Caixa Melhores Práticas

09/02/2010

No dia 05 de fevereiro o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território do Sisal (CODES) realizaou um evento comemorativo em agradecimento ao Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local.


A solenidade aconteceu no Clube Sócio Recreativo da APAEB, em Valente, e enfatizou o reconhecimento e a premiação das entidades filiadas ao CODES Sisal, apresentações culturais e coquetel de encerramento.


No mês de dezembro de 2009, o CODES recebeu o atributo do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, da Caixa Econômica Federal, como as 20 experiências brasileiras mais bem-sucedidas nos âmbitos do fortalecimento da agricultura familiar, da educação no campo, preservação do meio ambiente, promoção da saúde, obras de infra-estrutura e de incentivo à comunicação.

Gilca Carneiro, presidente do Conselho, destaca as parcerias como fator importante para o reconhecimento do Codes entre as 20 melhores práticas de desenvolvimento local do Brasil. “É esse conjunto de atores e atrizes sociais capazes de perceber o problema e unir-se para solucioná-los, que deu a entidade a possibilidade de receber o prêmio”, afirma Gilca.

Entre as autoridades presentes estavam o representante da Secretaria do Planejamento Marcelo Rocha e José Raimundo Cordeiro Júnior, superintendente da Caixa no norte da Bahia.


Segundo José Raimundo a Caixa foi uma das entidades que participou do processo colaborando com a seleção. “O que motivou a escolha do Codes é a replicabilidade das práticas desenvolvidas no sentido de assessoramento e mobilização social nos municípios, principalmente naqueles mais desassistido que recebem uma assessoria técnica nos principais pilares de desenvolvimento social”, afirma ele.


Além do troféu o CODES recebeu também uma premiação financeira no valor de R$ 20.000 reais considerando um valor simbólico, pois, de acordo com José Raimundo o mais importante é o reconhecimento do trabalho desenvolvido e essa premiação é justamente um atestado de competência social.


José Silva, secretário executivo do Conselho em 2010, afirma que “o Codes continuará articulado em seus eixos de trabalho e continuará no processo de diálogo com os governos, especialmente com o governo estadual e federal no sentido de trazer as políticas para o território do sisal”.


Durante o coquetel de encerramento aconteceu também apresentação musical com voz e violão de Ezequiel Santiago, que também faz parte da diretoria do CODES Sisal.


DOWNLOAD DO ANEXO