Biblioteca Amigos da Leitura recebeu livros enviados pela ACTIONAID para fortalecer um sonho realizado

22/06/2018
Biblioteca Amigos da Leitura recebeu livros enviados pela ACTIONAID para fortalecer um sonho realizado

#MOC_PorumSertaoJusto


“É preciso que a leitura seja um ato de amor”, disse Paulo Freire. É esse ato de amor pela leitura que caracteriza a brilhante ideia da jovem Maria Clara Gomes Simões de 14 anos, que idealizou a implementação de uma Biblioteca na sua comunidade de Serrote, município de Conceição do Coité. “Juntou o gosto e a vontade pela leitura, depois que participei do projeto Baú de Leitura lá na escola, com a necessidade de ter livros para estudar e fazer os trabalhos aqui na comunidade, porque a gente só tinha livros quando ia para escola em Saldadália”, contou Maria Clara. 

O sonho da menina Maria Clara começou a se concretizar a partir de uma mensagem que ela mandou nos grupos de Whatsapp, com ajuda de toda comunidade e da família, com isso foram aparecendo um monte de doações de livros, “as pessoas ficava ligando pra gente ir buscar e gente ia”, explicou Clara como os livros começaram a chegar, sendo organizados em um espaço da comunidade, onde funcionava o antigo telefone público, mas que estava abandonado, assim foram ajeitando daqui e dali e formou a ‘Biblioteca Amigos da Leitura’, nome batizado para um bem precioso para toda comunidade, em especial para Maria Clara, uma ação bonita que ajuda no desenvolvimento humano e cidadã das pessoas, incentivando novos leitores. 

Entre as muitas visitas que a Biblioteca despertou, como curiosos, amantes da leitura, meios de comunicação, a exemplo da Rede Globo, esteve por lá também Marina Ramos que faz parte dos Projetos de Vínculos da Actionaid, instituição que trabalha em Parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) no projeto Parceiros por Um Sertão Justo, ao qual Maria Clara integra, sendo “apadriada”, pois sua comunidade é contemplada. Dessa visitação Marina Ramos levou para sua Instituição, amigos e familiares a vontade de contribuir e fortalecer esse sonho, assim nesse dia 21 de Junho foi entregue para a Biblioteca uma doação de livros enviados pela Actionaid, que trabalha e luta pela garantia de direitos humanos, comungando com as ações do MOC. E uma turma cheia de alegria e entusiasmo foi lá conferir as novidades, afinal serão mais viagens nos livros, mais aprendizados e saberes que serão adquiridos com novos amigos/as da Biblioteca.

“Fizemos aqui na Actionaid uma mobilização para doação de livros para a biblioteca de Maria Clara, tem mundo infantil e adultos também, por que Maria Clara comentou que os adultos também pegam livros. Esperamos que ela goste e que os livros sejam bem utilizados, enviamos um grande abraço para Maria clara e todos da comunidade, ficamos felizes e mobilizados com a paixão dela pelos livros”, escreveu Marina Ramos representando a equipe dos projetos de Vínculos,da Actionaid, amigos e familiares que contribuíram com a doação.

Segundo Maria Clara a Biblioteca funciona todos dias, conta com uma diversidade de livros, que vão além de leituras, mais também dentro das áreas disciplinares e muito mais, sendo aberta a toda comunidade, crianças, adultos, idosos, tanto para o empréstimos para leitura, como para fazer as lições de casa dos estudantes. “A tia Anália sempre vem aqui e leva uns dois livros, ela deve ter uns 80 anos e diz que ama ler e que é um bom passa tempo”, disse Clara toda sorridente.

Baú de Leitura do MOC
A Biblioteca Amigos da Leitura é um semente plantada pelo projeto Baú de Leitura do MOC, no coração da Jovem Maria Clara, que se encantou e se apaixonou pelo mundo da leitura a partir disso vem colhendo lindos frutos com esse sonho real. O projeto Baú de Leitura vem há muitos anos espalhando essas sementes boas pelo Semiárido baiano, despertando esse gosto prazeroso e verdadeiro pela leitura, com uma metodologia lúdica e contextualizada, que incentiva crianças e adolescentes das escolas do campo, a exemplo da comunidade de Serrote em Conceição do Coité, com histórias infantis, mexendo a criatividade, com as diversas dimensões artísticas e com a leitura crítica do mundo, contribuindo com formações de educadores/as para educar em um processo de multiplicação e contextualização com a realidade vivida, protagonizando crianças e adolescentes com seus direitos garantidos.


A Biblioteca continua aberta a doações.
Curta a página e fale com Maria Clara. https://www.facebook.com/Biblioteca-Amigos-da-leitura-1776152289319073/


Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC (PCOM)