Experiência em desenvolvimento local do Território do Sisal será apresentada em Dubai

23/12/2009

Uma das experiências desenvolvidas no Território da Cidadania do Sisal, na Bahia, vai ganhar visibilidade internacional em 2010. A presidente do Colegiado Territorial, Gilca Morais, vai a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, apresentar as ações do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira (Codes Sisal) no Território.
 
Eleito pelo Prêmio Caixa Melhores Práticas, da Caixa Econômica Federal, como uma das 20 experiências brasileiras mais bem-sucedidas em gestão local, o Codes Sisal vai receber o prêmio de R$ 25 mil. O dinheiro será aplicado em melhorias na gestão do território e na infraestrutura do Colegiado, como afirma Gilca Morais. “Pretendemos investir na formação político-social dos atores sociais e na compra de equipamentos para nossa sede”.
 
O Codes Sisal ganhou destaque por causa das deliberações em favor do fortalecimento da agricultura familiar, da educação no campo, da preservação do meio ambiente, da promoção da saúde, de obras de infraestrutura, de incentivo à comunicaçã, além da articulação das mulheres trabalhadoras rurais.
 
Hoje, 20 prefeituras e 20 entidades da sociedade civil compõem o Conselho e organizam projetos que podem ser aplicados em outros Territórios Rurais, como, por exemplo, a constituição de Rede Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural e formação das cadeias produtivas de ovinocaprinocultura, apicultura e sisal para dinamização da economia.

Origem - Criado em 2002, o Codes Sisal foi uma iniciativa local que antecipou a implantação dos Colegiados Territoriais pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (Pronat).
 
O Codes Sisal nasceu a partir da necessidade de os movimentos sindicais de trabalhadores rurais discutirem políticas públicas com os gestores locais. Em quase oito anos de existência grupos sociais, cooperativas e prefeituras foram beneficiados diretamente pelas ações,  projetos e programas desenvolvidos pelo Codes Sisal.
 
Território - O Território da Cidadania do Sisal abrange área de 21.256 quilômetros quadrados e é composto por 20 municípios: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

A população total do território é de 568,6 mil habitantes, dos quais mais de 337 vivem na área rural. Possui 64.350 agricultores familiares, 2.344 famílias assentadas, uma comunidade quilombola e uma terra indígena.

Sobre o prêmio - O Prêmio Caixa Melhores Práticas, que nesta 6ª edição comemora 10 anos de existência, é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (Programa Melhores Práticas e Lideranças Locais), da ONU/Habitat. O objetivo é identificar, documentar, premiar e disseminar melhores práticas de gestão local.
 
Nesta edição, foram inscritos 200 projetos de todas as regiões do País, nas áreas de habitação, gestão ambiental e saneamento, desenvolvimento local e inclusão social e gestão municipal. As melhores práticas receberam troféu, certificado e apoio para o desenvolvimento de ações voltadas para o aprimoramento do projeto.
 
Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe foram os estados que receberam o prêmio e o Codes Sisal foi um dos quatro projetos baianos contemplados pelo Prêmio Caixa Melhores Práticas.


DOWNLOAD DO ANEXO