Entidades de comunicação da Região do Sisal são selecionadas no edital de Microprojetos

04/12/2009

Durante a III Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que foi aberta pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o governador da Bahia, Jaques Wagner nos dias 26 a 29 de novembro no Centro de Convenções de Ilhéus, com o objetivo de debater e elaborar propostas a serem encaminhadas para a coordenação da II Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em Brasília em 2010, a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, e o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, anunciaram os projetos aprovados no edital Microprojetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura.


O Edital- O Microprojetos é uma ação do Programa Mais Cultura, que integra a Agenda Social do Governo Federal e visa promover o acesso da população a bens e serviços culturais. Na Bahia, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC); Secretaria Estadual de Cultura, através da Superintendência de Cultura (Sudecult); e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

A iniciativa destinará R$ 3 milhões para financiar 243 projetos, beneficiando jovens de 211 municípios do semiárido baiano nos 24 territórios de identidade do estado. O objetivo do Microprojetos Mais Cultura é promover a diversidade cultural da região do semiárido brasileiro por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais da região. As propostas contempladas, nas mais diversas linguagens, têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos.

O edital, contou com 1.166 inscritos de 231 cidades, sendo que na Região do Sisal, três entidades de comunicação, que são acompanhadas pelas ações do Movimento de Organização Comunitária (MOC) foram selecionadas, são elas: a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura e as rádios Tucano e Valente FM.

Para Camila Oliveira, presidente da Agência Mandacaru e membro responsável pelo Projeto Vamos roubar um boi: As manifestações culturais na região sisaleira, ter a proposta contemplada pelo edital é uma grande conquista. “Uma oportunidade para reforçar o trabalho desenvolvido pela entidade há mais de quatro anos na região e um momento para dar visibilidade às manifestações culturais muito comuns como o samba de roda e o rei roubado, que estão ficando adormecidas e perdendo um pouco da sua tradição.”, disse.

O Projeto Vamos roubar um boi: As manifestações culturais na região sisaleira é o primeiro projeto da Agência Mandacaru que está sendo aprovado via edital. Os recursos da entidade na sua maioria são provenientes através de trabalhos de prestação de serviços e assessoria de comunicação. Sua proposta principal é mapear na região as comunidades que tem em sua tradição manifestações culturais como o rei roubado e assim, através de um núcleo áudio visual integrado na agência, finalizar e veicular o documentário Vamos roubar um boi.

A equipe do projeto conta com cinco jovens, que estarão trabalhando em conjunto potencializando as suas habilidades nas áreas de áudio e vídeo e no mapeamento e identificação das comunidades. Ainda segundo Camila, “As etapas de finalização e veiculação também fazem parte do processo e a grande expectativa é justamente o resgate e a valorização das manifestações culturais locais”, afirma.

As demais entidades contempladas,que são acompanhadas pelo MOC, as rádios Tucano e Valente FM, foram aprovadas mediante a apresentação dos Projetos Sala de Cultura de Valente e Sala de Cultura de Tucano.

 


DOWNLOAD DO ANEXO