Assistência técnica e crédito para 12,8 mil agricultores familiares

01/06/2005

Será lançado na próxima terça-feira (07/06) a partir das 9 horas, no Salão Paroquial em Conceição do Coité, a fase dos trabalhos de campo do Projeto Prosperar III, que tem por objetivo gerar renda para as famílias do semi-árido baiano.

O projeto envolve 300 jovens de 32 municípios da Região do Sisal, Vale do Jacuípe e Piemonte. Estes jovens estão sendo capacitados pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o apoio das entidades do movimento social da região para prestar assistência técnica rural a 12,8 mil famílias que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As famílias beneficiadas pelo Prosperar serão capacitadas e receberão crédito para investir nas suas propriedades.

Além de melhorar as condições de vida das famílias, o projeto irá desenvolver práticas agro-ecológicas para garantir a produção duradoura, protegendo o meio ambiente e assegurando dessa forma que o objetivo do projeto seja alcançado de modo sustentável.

Durante o evento, cerca de 120 jovens integrantes do projeto vão receber bicicletas para desenvolverem os trabalhos de campo em suas comunidades e em comunidades vizinhas. Também serão entregues os certificados do curso de formação de jovens rurais em metodologias participativas de assistência técnica rural.

O Projeto Prosperar é desenvolvido pelo MOC desde 2001 e conta com o apoio do Governo Federal e Estadual, poder público e dos movimentos sociais nos municípios contemplados, além do UNICEF e Instituto Credicard.