ASCOOB comemora dez anos de cooperativismo

23/11/2009

Um evento realizado no dia 20 de novembro em Feira de Santana,  marcou os dez anos de existência e atuação da Associação das Cooperativas de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (ASCOOB). 

A mesa de abertura que deu início às comemorações contou com a presença do presidente da Ascoob Central, Robson Sena e representantes das Ascoob’s filiadas; representantes da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (UNICAFES), do Banco do Brasil e diversas outras entidades, bem como o deputado Estadual Javier Alfaia, as deputadas Federal e Estadual Neusa Cadore e Fátima Nunes, com discurso em volta do desenvolvimento sustentável com base na economia solidária promovido pela associação em 38 municípios da Bahia.

Durante o evento foram expostos produtos da agricultura familiar, manifestações culturais como: roda de samba e apresentadas experiências bem sucedidas de pequenas localidades a exemplo da cooperativa de leite que está sendo criada no Distrito de Espanta Gado, no município de Queimadas, localizado na Região Sisaleira, com o apoio da Ascoob Itapicurú, uma das 11 afiliadas à rede de cooperativas de crédito Ascoob. 

De acordo com o deputado estadual Javier Alfaia, “essa economia solidária do cooperativismo é uma economia diferente, que não faz especulação, não empresta dinheiro para explorar os juros elevados. Os governos fazem sua parte na criação dos projetos, mas é importante registrar o trabalho que a Associação de cooperativas faz da distribuição desses créditos e na colaboração para o desenvolvimento sustentável e agricultura familiar”.

“A Asccob, nesses dez anos, tem contribuído muito para o desenvolvimento da Bahia, especialmente no trabalho de desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou o presidente da Unicafes Bahia, Urbano Carvalho, que também participou da abertura do evento.

Atuação - Criada em 1999, a Ascoob Associação tem atuado nas áreas de desenvolvimento sustentável cooperativista através de Formação, Assistência Técnica Rural e Microfinanças. Com oferta de créditos, apoio ao produtor e empreendedor e capacitação de funcionários, diretores representantes de segmentos sociais como sindicatos, associações e cooperativas.

Fonte: Tamires Carvalho - Agência Mandacaru


DOWNLOAD DO ANEXO