VII EnconASA será realizado em 2010

19/11/2009

O VII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA) foi adiado para março de 2010, passando a compor as comemorações da Semana da Água. Juazeiro permanece como a cidade sede do Encontro.

Inicialmente previsto para ocorrer de 16 a 20 de novembro  deste ano,  o EnconASA precisou ser adiado porque a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), local onde aconteceria o evento, por razões internas,  não pode manter o acordo de ceder o espaço na data acordada.  Como a cidade de Juazeiro não dispõe de outras instalações que possam acomodar a contento um evento do porte do Enconasa,  coube a ASA a alternativa de prorrogar a realização do Encontro. Estão sendo esperadas cerca de 500 pessoas, vindas de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais.
 
Com o tema ASA – 10 Anos Construindo Futuro e Cidadania no Semiárido, o evento pretende celebrar os 10 anos da Articulação, além de avaliar e discutir as novas perspectivas da convivência com o Semiárido dentro do atual contexto sócio-político e econômico  do País. O Encontro  também será um espaço de debate sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido  e suas duas estratégias: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e sobre outras experiências bem sucedidas que estão sendo desenvolvidas no Semiárido.
 
Durante o encontro, os participantes conhecerão experiências nas seguintes áreas: acesso à terra, acesso à água, segurança e soberania alimentar, economia popular e solidária, educação contextualizada, auto-organização e direito das mulheres e biodiversidade. O evento também contará com oficinas temáticas sobre os temas das visitas, mesas de debate e um painel sobre o futuro da ASA nos próximos anos.
 
Quem quiser também poderá conhecer mais sobre o Semiárido através da Feira de Sabores e Saberes,  que será realizada na orla  do rio São Francisco, onde cada estado  irá mostrar e comercializar seus produtos da agricultura familiar, fortalecendo a prática da  economia  solidária

Todas as informações sobre o  VII Enconasa continuarão sendo divulgadas no blog www.7enconasa.wordpress.com.


DOWNLOAD DO ANEXO