Oficina de Planejamento do Projeto “Mulheres das Águas” foi realizada em Recife/PE

02/03/2018
Oficina de Planejamento do Projeto “Mulheres das Águas” foi realizada em Recife/PE

#MOC_PorumSertaoJusto

Foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, uma Oficina de Planejamento do Projeto “Mulheres das Águas”, em Recife/PE, na qual teve como objetivo apresentar o projeto, o financiador e suas ações programáticas para nivelar o conhecimento de todas as organizações, bem como elaborar o Planejamento Operacional de Atividades do projeto, construindo sua sequência lógica no decorrer da programação, como também a definição dos principais encaminhamentos e responsabilidades para as organizações. O Movimento de Organização Comunitária – MOC é umas das três entidades da Bahia, que desenvolverá esse projeto na parceria com a instituição Actionaid.

Depois de dinâmicas de integração, da apresentação do projeto por parte do financiador, as organizações explanaram as comunidades/territórios e sua caminhada com a temática com projetos envolvendo mulheres e água. A trajetória do MOC em relação à temática do projeto tem um longo percurso de caminhadas e lutas, que busca incentivar a conquista do protagonismo da mulher do campo, assim como lutar por políticas públicas que garantam seus direitos com mais dignidade, igualdade, respeito e justiça.
 Assim, Selma Glória (Coordenadora do Programa de Gênero PGEN/MOC) fez essa abordagem dos caminhos já trilhados, dos avanços e desafios, para trabalhar ações que realmente transforme a vida das mulheres, no contexto da Convivência com o Semiárido.

A programação da oficina, seguiu a linha de discussões sobre a construção o projeto, apresentando a consultoria, que vai articular as ações em cada território do projeto, nas três organizações, explicando a metodologia de construção do Diagnóstico, como também papeis das técnicas/lideranças nas comunidades e para execução do projeto. Teve ainda Construção da Matriz do Planejamento Operacional Anual (POA) e inicio do painel do cronograma, com a metodologia de em Grupos de Trabalho e apresentação em plenária.

Outro momento foi trabalhado, comunicação e campanhas, apresentando
coletivamente a grande estratégia para divulgação da campanha pelo projeto e as conexões com as cadernetas, direcionando campanhas como: Campanha Divisão Justa do Trabalho; Implementação da Metodologia das Cadernetas Agroecológicas para organização e valorização do trabalho das mulheres rurais. Entre outras atividades e encaminhamentos para articulação e disseminação das ações, por meio desse projeto Mulheres das Águas.





Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC