MOC realizou formação sobre metodologia CAT em Serrolândia

22/02/2018
MOC realizou formação sobre metodologia CAT em Serrolândia

MOC_PorumSertaoJusto


No dia 21 de fevereiro, o Movimento de Organização Comunitária – MOC realizou através do Programa de Educação do Campo Contextualizada – PECONTE, um Encontro de Construção de Ficha Pedagógica no município de Serrolândia, a formação aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais, o município passa integrar a concepção metodológica do Conhecer, Analisar e Transformar - CAT na reali
dade do campo. A inserção dessa metodologia só é possível com o compromisso da Gestão municipal em aderir essa política publica para Convivência com o Semiárido.

O encontro foi facilitado pela técnica do PECONTE/MOC Ana Paula Duarte, contando com a participação de professores/as das escolas do campo, secretaria de educação, coordenadores/as e representantes do Conselho Municipal de Educação. Assim, Serrolândia implantará na base do ensino,
 a Educação do Campo Contextualizada, a partir de formação como essa, que conta com a parceria do município com o MOC, que já trabalha há anos com a metodologia do CAT em suas ações, na busca da melhoria da qualidade do ensino, através da formação com professores nas escolas municipais do campo e da definição de políticas públicas educacionais para a zona rural.

O CAT atua dentro de uma proposta que valoriza as famílias do campo, sua cultura e seu trabalho, trazendo estes elementos como base na prática pedagógica dos professores/as em sala de aula e produz conhecimentos que contribuem para transformação da realidade de onde vivem. Incentivando e contribuindo ainda, para garantia dos direitos e protagonismo de crianças e adolescentes, através de ações que melhorem a aprendizagem e desenvolvimento dos potenciais críticos e criativos, na sua realidade de Convivência com o Semiárido.




Por: Robervania Cunha

Programa de Comunicação do MOC