Política Pública de Educação do Campo Contextualizada será implantada em Serra Preta

23/02/2018
Política Pública de Educação do Campo Contextualizada será implantada em Serra Preta

MOC_PorumSertaoJusto

Durante os dias 20 e 21 de fevereiro, aconteceu no município de Serra Preta, a Jornada Pedagógica de 2018, com o tema: Educação e Contexto: desafios e perspectivas para o desenvolvimento de Serra Preta, trazendo um novo olhar para a educação do município, com a proposta de inserir a política pública de Educação do Campo Contextualizada, como metodológica. Essa proposta foi apresentada pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC ao município, através da Coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), Vera Carneiro.

O MOC defende e desenvolve ações dessa metodologia, há anos,, pois acredita e busca contribuir para que crianças e adolescentes dos municípios de sua atuação tenham acesso aos direitos à educação contextualizada na perspectiva da convivência com o Semiárido, alimentação saudável, esporte, cultura e lazer, expressando suas potencialidades criativas e ampliando visão crítica do mundo.

A jornada contou com a participação de representantes do poder público municipal, a exemplo do Prefeito Aldinho, da primeira-dama e professora Renilda Leite, os secretários/as do município, professores/as, gestores escolares, equipe técnica do MOC/PECONTE e sociedade civil. E seguiu com palestras por meio da Coordenadora de Educação Vera Carneiro MOC/PECONTE), a psicopedagoga Dilma Souza, contando ainda com as presenças dos vereadores Magno Souza, Mário Gonçalves e professores Maizo e Eliúde Miranda.

Segundo a secretária Gildete Figueiredo as palavras “Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) é a essência para a jornada e o trabalho dos professores/as e alunos no ano de 2018, essas palavras fazem parte do tripé metodológico da Educação Campo Contextualizado, metodologia essa, que será implementada no dia a dia das escolas de Serra Preta a partir desse ano, sendo apresentada por Vera Carneiro do MOC, que vai acompanhar esse novo trabalho no município, por meio de uma assessoria do MOC. “Avançaremos ainda mais, na perspectiva de unir escola e comunidade, para mudar a educação de Serra Preta”, frisou a secretária.

O prefeito Aldinho relatou sobre o empenho e compromisso da gestão com todas as áreas, mas destacou atenção em especial a educação. “Sou professor, filho de professora, tenho irmãos professores, por isso estou muito feliz por estarmos investindo na metodologia da Educação Contextualizada, que valoriza o semiárido e a região Nordeste, na qual Serra Preta está inserida, valorizando nossos saberes, nossa cultura”.

A coordenadora Vera Carneiro parabenizou a gestão do município por essa atitude assertiva, para a transformação de vidas na região Semiárida, pois para a coordenadora, é necessário e depende de uma vontade política, implantar uma política pública de Educação do Campo Contextualizada e isso se dar através das formações com educadores/as, com todos profissionais da educação na escola e na própria secretaria. É uma concepção de desenvolvimento e uma concepção de uma educação que contribui para o seu desenvolvimento sustentável.

“É muito importante para o município de Serra Preta, sua Gestão querer implantar Educação do Campo Contextualizada para a Convivência com Semiárido, por que é uma Educação que contribui para o desenvolvimento Sustentável para o desenvolvimento das crianças, para o aprendizado de forma significativa, valorizando os elementos da região, os elementos locais, culturais, artísticos. A cultura local é muito valorizada, o modo de ser e de produzir, tudo isso trabalha na Educação do Campo Contextualizada, buscando uma educação que transforma a realidade, que melhora a vida, descobre e constrói conhecimento para a Convivência com o Semiárido, que valoriza a identidade das pessoas”, salientou Vera.

No segundo dia de Jornada, foram realizadas oficinas com temáticas diversas no campo da educação de qualidade e diferenciada ao qual será implantada ao logo do ano, como
: Jogos na educação infantil; A importância do planejamento pedagógico; Oficinas interdisciplinares: Matemática e Etnociências; Boas práticas de manipulação de alimentos; Direção Defensiva e Legislação de Trânsito para condutores de veículos escolar e Gestão Escolar.






Por: Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC