Coletivo Regional de Jovens conquista projeto para atuar no orçamento municipal

09/10/2009

O Coletivo Regional de Juventude e Participação Social dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Nordeste II e Portal do Sertão, acaba de conquistar com o apoio do Projeto Especial de Juventude do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Coletivo Municipal de Jovens de Tucano e da Brazil Foundacion a aprovação do projeto Participação Juvenil no Orçamento Municipal.

Com o objetivo de mobilizar o jovem para atuar no orçamento municipal, o projeto busca capacitar dois jovens dos vinte e seis municípios onde o Coletivo Regional atua, para participaram ativamente nos processos orçamentários municipais, com vistas à inserção e elaboração de políticas públicas para a juventude. Desenvolver iniciativas de interlocução política junto ao poder público executivo e legislativo para negociação de propostas setoriais de educação, geração de renda, esporte, cultura e participação social.

Para Daílson Andrade, coordenador geral do CRJPS e um dos idealizadores do projeto, essa foi uma grande conquista alcançada pelo coletivo. Uma oportunidade, e uma experiência inovadora para inserir os jovens no debate sobre orçamento público e democracia. “A expectativa é que os jovens aprendam como funciona o orçamento público municipal, e através das atividades propostas pelo projeto possam também questionar e negociar com os gestores sobre o orçamento e políticas públicas de juventude.”, afirma.


Execução- O projeto será executado através de peças de comunicação social impressa e de áudio divulgando as demandas efetivas e propostas setoriais  de políticas para a juventude no orçamento público municipal junto a população local, regional entidades da sociedade civil e poderes públicos municipais.


DOWNLOAD DO ANEXO