Encontro: Mulheres do Semiárido e a Construção de Tecnologias Sociais de Convivência aconteceu em Natal/RN

08/11/2017
Encontro: Mulheres do Semiárido e a Construção de Tecnologias Sociais de Convivência aconteceu em Natal/RN

#MOC_PorumSertaoJusto

"As mulheres são a resistência, sem feminismo não há convivência", esse foi o grito que deu inicio e repercutiu por todo o encontro, que aconteceu em Natal/RN, desde o dia 06 e finalizou neste dia 08 de novembro, com o tema: Mulheres do Semiárido e a Construção de Tecnologias Sociais de Convivência, organizado pela Articulação Semiárido Brasileiro -
 ASA e Centro Feminista 8 de Março.

O Evento seguiu o objetivo de promover trocas de saberes de diferentes comunidades, com mesas temáticas, debates, sessão de cinema, carrossel com experiências e Feira Feminista, além de visibilizar a convivência com o Semiárido como modelo de desenvolvimento para a região.

Momento contou com a participação de mulheres de todo o Semiárido, com intuito de fortalecer as lutas por mais direitos, igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres do Semiárido. Os assuntos discorridos foram em torno de: Do combate a seca à Convivência com o Semiárido, mulheres rurais e a mudança de paradigma; A auto-organização das mulheres no Semiárido Brasileiro e suas alternativas de resistência; Mulheres em movimento – O Semiárido hoje, desafios e perspectivas. Além de apresentações de experiências, como: ATER, Produção de alimentos, Comunidades Tradicionais, Manejo da Caatinga e Reuso de Água.

O
 Movimento de Organização Comunitária - MOC e a Articulação Semiárido Brasileiro do Estado da Bahia - ASA/Bahia foram representadas através de Célia Firmo (Coordenadora Geral do MOC), Selma Glória (Coordenadora do Programa de Gênero do MOC) e Valmira Souza (técnica do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES do MOC). Célia fez parte ainda da mesa que discutiu e refletiu sobre as mulheres em movimento, assim como os desafios e perspectivas para as mulheres do Semiárido na conjuntura atual do país, levando as vivências dos territórios de atuação do MOC nas terras baianas para mulheres de todo Semiárido que ali estiveram presente.


Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC-PCOM