MOC capacita diretores escolares para a elaboração de projetos políticos pedagógicos

02/10/2009

Os projetos políticos pedagógicos se constituem na etapa do plano de ação das escolas, onde são elaboradas todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo de quatro anos. É um planejamento das ações escolares a nível de médio e longo prazo com o objetivo de ampliar melhorias na qualidade da educação municipal.

O Programa de Educação do Movimento de Organização Comunitária (MOC), desde de 2008 vem com a proposta de sensibilizar diretores escolares dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe para elaboração destes projetos, com foco na educação contextualizada abordando a vida no campo e as relações de convivência com o semiárido nas escolas, além do enfoque da metodologia dos projetos Baú de Leitura e Conhecer, Analisar e Transformar (CAT).

A sensibilização é um processo de formação continuada, onde os gestores participam de reuniões e podem debater em conjunto as reais necessidades das escolas. Avaliam as ações a serem trabalhadas e discutem a cerca da elaboração de políticas públicas de educação a nível escolar.

Nos dias 06 a 09 de outubro a equipe de educação do MOC vai estar realizando na Pousada Central em Feira de Santana, mais uma etapa desta formação sobre a elaboração de projetos políticos pedagógicos  com duas turmas de diretores de escolas que fazem parte dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe. De acordo com Zhara Leite, técnica do programa a meta da sensibilização é buscar identificar as necessidades das escolas e planejar ações estratégicas que ofereçam melhorias e proporcionem o desenvolvimento da educação. “Traçar propostas para melhorar a qualidade do ensino e a maior participação das crianças.”, afirma.

Resultados- Os avanços da sensibilização na elaboração dos projetos políticos pedagógicos já podem ser percebidos em algumas escolas. A maioria das escolas não possuía planejamento das suas ações, e atualmente através da construção dos projetos já conseguem obter resultados. Um ponto importante é a respeito das dificuldades das crianças na prática da leitura. As escolas incluíram o incentivo à leitura no seu planejamento e o desenvolvimento das crianças nos processos de alfabetização e interesse pela leitura é evidente.

A sensibilização feita pelo MOC, não só orienta o trabalho dos gestores, professores e coordenadores escolares, como também busca construir junto com a comunidade escolar uma cultura de participação onde o avanço das propostas e o alcance das metas contempla e oferece melhorias a realidade da escolar.

 


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