Quintais produtivos transformam vidas no Semiárido

24/09/2017
Quintais produtivos transformam vidas no Semiárido


#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto

Agricultores e agricultoras celebraram através de almoço coletivo, à implantação de kits de produção (hortaliças e aves) nos quintais produtivos de suas propriedades. Na oportunidade aproveitaram para discutir, refletir e trocar saberes e experiências sobre mais essa estratégia de Convivência com o Semiárido. O momento aconteceu nesse sábado, 23 de setembro, na Comunidade Pinho Ilha, no município de Ipirá. Além da comunidade local, a comunidade de Jurema também esteve presente para compartilhar mais conhecimentos.

O Técnico do Movimento de Organização Comunitária - MOC Adriano Lisboa foi o responsável em mobilizar e conduzir esse encontro. Ele que assessora as famílias agricultoras por meio da Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER execultado pelo MOC em parceria com o BAHIATER/SDR, da qual essa atividade faz parte.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipirá - STTRI, Arnor Pereira também esteve presente e falou sobre a importância de fortalecer o associativismo nas comunidades com filiação dos agricultores/as ao STTRI.

Para Adriano é fundamental festejar as riquezas e os bons frutos que os quintais produtivos dão. E mais ainda, ver a transformação no olhar e nas vivências de cada agricultor/a que passou à acreditar mais nas diversas possibilidades de conviver bem na região semiárida.

"Hoje, com as orientações e incentivo da Assistência Técnica, os agricultores/as em suas comunidades, através de troca de experiências nas visitas individuais e atividades coletivas, estão conseguindo mudar um pouco sua realidade, pois o objetivo é explorar melhor suas propriedades, aplicando técnicas de Convivência com o Semiárido, agroecológicamente correto, resultando na garantia de alimentos saudáveis nas mesas das famílias e adquirindo renda familiar com comercialização do excedente", relatou Adriano.

Por Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC