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Criançada fazendo rádio diferente no sertão
20/05/2005
De 19 a 23 de abril de 2004, no Rio de Janeiro, aconteceu a 4a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes com o objetivo de discutir a forma como a mídia trata meninos e meninas, entre outras questões, a cultura da violência presente nos programas infantis e juvenis da televisão brasileira e mundial. Foi a primeira vez que o evento aconteceu em um país latino-americano. A Cúpula é o mais importante fórum mundial de discussões sobre a produção voltada para esse público na TV, no jornal, no rádio e na Internet. Produtores, educadores e jovens somando mais de 2.600 pessoas representando 70 países participaram da 4ª Cúpula. Outras duas mil pessoas acompanham o evento pela Internet.
O MOC apresentou, em um dos painéis do Panorama Mundial - mostra de 100 experiências desenvolvidas nos cinco continentes -, o incentivo à participação infanto-juvenil na comunicação da Região do Sisal. O trabalho de inclusão de crianças e adolescentes nos meios de comunicação é apoiado pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância e colocado em prática pela Agencia Mandacaru de Comunicação e Cultura, através dos jovens comunicadores que desde 2002 produzem programas de rádio, boletins e o Jornal Giramundo e pela Rádio Comunitária ARCOS FM de Retirolândia que apresenta um programa de rádio semanal desde 1999 com a voz e produção de crianças. Durante 2003 as meninas que produzem e apresentam o programa na ARCOS e os jovens comunicadores distribuíram para as rádios comunitárias 12 edições em CD do programa de rádio Criança em Destaque. Os programas ganharam destaque na Cúpula como uma das poucas experiências nesta área.
Durante a Cúpula foi elaborada a Carta do Rio de Janeiro expressando as preocupações com a situação de crise em que se encontra a mídia para crianças e adolescentes. A carta foi entregue aos governantes e à mídia e está a disposição da sociedade. "Vamos unir esforços de vários povos para que o melhor aconteça, mais do que modificar a mídia vamos usá-la para acabar com a violência, a miséria e o difícil acesso à educação. Unir esforços significa lutar junto à mídia para levarmos cultura, entretenimento e educação de boa qualidade para toda a população". (trecho da Carta ).
Encontro na Sala
Um ano depois da Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, o MOC está produzindo o Encontro na Sala, um programa de rádio com a participação de crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A idéia é levar o programa de rádio Encontro com as Comunidades para a sala de aula, servindo de instrumento pedagógico na formação das crianças e adolescentes, bem como sensibilizar educadores para utilizar o rádio no dia-a-dia escolar.
A primeira edição do programa foi produzido em Lagoa Grande, povoado do município de Retirolândia, no mês de abril. A água foi a temática do Encontro e um dos pontos da pauta foi uma pesquisa sobre a água, onde meninos e meninas da Região do Sisal entrevistaram mais de 28.000 famílias e identificaram que menos de 40% consomem água filtrada. Com isso, o Poder Público está sendo pressionando para doar filtros para as famílias.
A segunda edição do programa é sobre o Trabalho Infantil. A Jornada Ampliada de Barreiros em Riachão do Jacuípe recebeu o Encontro na Sala de maio, que mostra o desenvolvimento de meninos e meninas que hoje passam o dia todo na escola e antes trabalhavam no sisal, em olarias, cerâmicas de bloco ou como domésticas em casa de família. Os programas estão disponíveis ao lado para ouvir e baixar. A iniciativa também faz parte do PEC - Programa de Educação pela Comunicação, desenvolvido pela Cipó Comunicação Interativa de Salvador, que reúne ONGs, escolas, universidades, educadores e comunicadores para discutir e desenvolver ações edu-comunicativas em Salvador e no interior do Estado.
"Esperamos que na próxima Cúpula Mundial em 2007 na África, a Região Sisaleira da Bahia esteja mais fortalecida e mostrando como as crianças e adolescentes estão participando diretamente da produção do conteúdo e formato de peças de comunicação comunitária", aponta Paulo Marcos do Programa de Comunicação do MOC. Ele ainda destaca que o uso da comunicação nas escolas dá mais vida e dinamiza as aulas.