A Tecnologia Social Cisterna de Produção para Empreendimentos Econômicos Solidários do MOC é certificado pela Fundação BB

31/07/2017
A Tecnologia Social Cisterna de Produção para Empreendimentos Econômicos Solidários do MOC é certificado pela Fundação BB

                            A tecnologia social Cisternas de Produção para EES que agora está entre as 173 iniciativas que ganharam o reconhecimento e irão compor o Banco de Tecnologias  Sociais da Fundação Banco do Brasil, faz parte das ações do projeto Redes de Cidadania no Sertão da Bahia, desenvolvido pelo MOC com o patrocínio da Petrobras.

A triagem foi realizada por uma comissão composta pela equipe técnica da Fundação BB, que obedeceu aos critérios do regulamento para chegar às propostas selecionadas. Dentre os requisitos solicitados estavam: o tempo de atividade, as evidências de transformação social, a sistematização da tecnologia, a ponto de tornar possível sua reaplicação em outras comunidades, e o respeito aos valores de protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica.

A Tecnologia
A questão da água para a produção de alimentos era um grande desafio para muitos dos Empreendimentos Econômicos Solidários localizados em municípios dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, isso porque nas comunidades rurais, em sua maioria, não tem água encanada ou muitas vezes, os seus reservatórios de água são insuficientes. Ainda existia a dificuldade de acesso à água de qualidade e de armazenamento da água da chuva.

Alguns desses Empreendimentos envolvidos no Projeto Redes de Cidadania no Sertão da Bahia, já superaram o desafio graças ao projeto desenvolvido pelo MOC, com o patrocínio da Petrobras que contribuiu para a construção de Cisternas de Produção que já atende às suas necessidades. Essa tecnologia social agora está entre as 173 iniciativas que ganharam o reconhecimento e irão compor o Banco de Tecnologias  Sociais da Fundação Banco do Brasil.

As cisternas são de 52 mil litros e são de produção de alimentos que armazenam a água através da captação da água da chuva no telhado das casas. Desta forma, o projeto vem contribuindo para melhoria dos processos de produção, promovendo assim a geração de renda para cerca de 200 agricultores e agricultoras envolvidos através de sua ação, nos municípios de Santaluz, Conceição do Coité, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e Nova Fátima.

A Certificação
As propostas inscritas foram classificadas em seis categorias nacionais, das quais foram validadas 15 tecnologias na categoria Agroecologia, 27 em Água e/ou Meio Ambiente, 11 em Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital, 40 em Economia Solidária, 52 em Educação e 16 em Saúde e Bem Estar. Na categoria internacional foram classificadas 12 propostas.

Com a certificação, as tecnologias passam a compor o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, que agora conta com 995 iniciativas aptas para reaplicação. O BTS é uma base de dados online, que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as tecnologias sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa. Para consultar o banco basta acessar o endereço eletrônico: 
tecnologiasocial.fbb.org.br. Também é possível consultar este banco de dados por meio do aplicativo de celular "Banco de Tecnologias Sociais", disponível para aparelhos Android e IOS.

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, a certificação de um projeto com o selo "Certificada Fundação BB" garante mais visibilidade para a iniciativa, além de fortalecer o conceito para sua reaplicação em outras localidades do país. "Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas através do reconhecimento e da reaplicação de tecnologias sociais que já deram certo em diversas localidades. Aproximamos a sabedoria popular ao conhecimento técnico para proporcionar o desenvolvimento social em escala", explicou.

A próxima etapa do Prêmio está prevista para o dia 15 de agosto, com a divulgação dos projetos finalistas. Já as propostas vencedoras serão anunciadas na cerimônia de premiação, em novembro.

Neste ano, a Fundação BB irá premiar com R$ 50 mil cada uma das seis iniciativas vencedoras nas categorias nacionais, além da entrega de um troféu e a produção de um vídeo retratando as iniciativas das 21 instituições finalistas nacionais e das três finalistas internacionais.

Esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Categoria Internacional
Pela primeira vez, a Fundação BB abriu inscrições para iniciativas dos países da América Latina e do Caribe. Elas concorrem na premiação internacional. Deste grupo, 12 receberão a certificação. As tecnologias sociais desta categoria também irão compor o BTS após tradução dos projetos para o português.

Consulte as
 tecnologias certificadas. Mais informações sobre essas soluções podem ser encontradas no Banco de Tecnologias Sociais > Pesquisa Tecnologias > Ano do Prêmio > 2017

Confira o regulamento do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social:
 
www.fbb.org.br/premio