Agricultores trocam experiências

14/08/2009

Buscando trocar experiências de técnicas desenvolvidas por agricultores em suas propriedades, a Rede Parceiros da Terra (REPARTE), realizou no dia 13 de agosto,em comunidades rurais do município de Riachão do Jacuípe  o Intercâmbio com Agricultores.

O evento reuniu um grupo de cerca de 20 pessoas, entre técnicos agropecuários, agricultores filiados à REPARTE, jovens e integrantes do Movimento de Organização Comunitária (MOC),para conhecer  as propriedades dos agricultores Eduardo Emídio  e Erisvaldo Carneiro,da comunidade rural de Barreiros.

Programação- Pela manhã, o intercâmbio, teve em sua programação a visita à propriedade de Eduardo, onde também foi realizado um Dia de Campo, sobre os processos utilizados na confecção de feno e de silagem. Lá também, foram apresentadas sobre as condições de melhoramento genético do rebanho e sobre o projeto desenvolvido pelo agricultor “Produzir e Preservar” .Um projeto que tem o apoio do MOC,Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Associação de Agricultores, e visa englobar práticas agroecológicas, que tragam benefícios, sem agredir o meio ambiente.

A propriedade de Eduardo Emídio tem apenas 56 tarefas, é exemplo em práticas de manejo alimentar,manejo da caatinga  , produção de hortas orgânicas e cultura de armazenamento de alimentos.  Desta forma ele consegue sustentar a sua família, e tem a sua propriedade considerada uma propriedade em fase de transição, por desenvolver a maioria das práticas de forma agroecológica.

A tarde, o grupo seguiu para a propriedade do agricultor Erisvaldo Carneiro,onde os participantes tiveram  a oportunidade  de conhecer as suas experiências com o desenvolvimento da piscicultura,criação de tilápias e tambaquis  e criação de abelhas mandaçaia.Conheceram também a produção de quiabo, coco verde e criação de galinhas,com a fabricação de ração alternativa, com sobras de alimentos e aproveitamento do ouricuri.

Na avaliação dos agricultores, o intercâmbio, foi um momento bastante proveitoso,pois possibilitou a troca de experiências e  a visualização de atividades práticas e agoecológicas. José Ivamberg, técnico do MOC que acompanhou o grupo, considerou o evento, importante no que diz respeito à tecnologias da utilizadas na agricultura familiar e no contexto de convivência como semiárido. “ O grupo teve a oportunidade de conhecer práticas agroecológicas que são viáveis e dão certo, para o desenvolvimento do semiárido.”, disse.


DOWNLOAD DO ANEXO