Comemoração marca o quarto ano do Armazém da Agricultura Familiar e o lançamento da primeira Caravana da Economia Solidária

10/03/2017
Comemoração marca o quarto ano do Armazém da Agricultura Familiar e o lançamento da primeira Caravana da Economia Solidária

Os dias 09 e 10 de março de 2017 foram marcados com muita celebração para o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária que comemora seu 4º aniversário e para o Centro Publico de Economia Solidária – CESOL Portal do Sertão que lançou a 1ª Caravana da Economia Solidária Territórios Portal do Sertão e Sisal, na sede do Armazém, no município de Serrinha. Mais de 500 pessoas entre agricultores, agricultoras, estudantes e visitantes participaram do evento.

Armazém é uma iniciativa e organização dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) articulados em rede pela ARCO Sertão que visa a gestão e comercialização dos produtos.  Atualmente o Armazém tem uma grande variedade de produtos de diversos lugares da Bahia somando um total de mais de 300 produtos envolvendo em torno de 100 empreendimentos econômicos solidários, movimentando mais de 31% das vendas comparando ao ano de 2016.

Esse aumento é devido à diversidade produtos e gestão do Armazém que agrega diversos serviços: supermercado, lanchonete, refeitório e salão para a formação e capacitação serão oferecidos para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento do comércio justo e solidário.

Esse grande sucesso tem avançado e crescido também através de várias parcerias entre entidades, governo do Estado e Federal que incentivam e fortalecem a experiência do Armazém como um modelo positivo de cumprir sua missão no fortalecimento das práticas da Agricultura Familiar, Economia Solidária e do Desenvolvimento Sustentável.

Em seu quarto aniversário o Armazém pôde comemorar em grande estilo, fazendo valer todo seu sucesso e conta com o total apoio do Centro Publico de Economia Solidária – CESOL Portal do Sertão, parceiro nas formações e assistência técnica para os EES.

O Centro Público de Economia Solidária (CESOL) do Território Portal do Sertão e de municípios do Território do Sisal é um projeto de inclusão sócio produtiva voltado para o fortalecimento da economia solidária nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia e tem
como objetivo a prestação do Serviço de Assistência Técnica aos Empreendimentos Associativos Populares e Solidários e a Redes de Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário.

Segundo Eleneide Alves, presidente do Armazém, “a comemoração dos quatro anos do Armazém é contar com mais uma conquista dentre várias. É muito bom receber os grupos, as mulheres que fazem esse Brasil e essa Bahia um modelo de força e fibra, é celebrar parcerias de entidades, governo e dos próprios empreendimentos que acreditam no nosso trabalho. O Armazém celebra quatro anos de muita diversidade e de modelo para o fortalecimento e desenvolvimento solidário e sustentável”.

Para Osvaldo Júnior, Coordenador Geral do Centro Publico de Economia Solidária – CESOL Portal do Sertão, ressalta que “celebrar o aniversário do Armazém é acima de tudo dizer que estamos no caminho certo de um propósito maior que não está apenas ligado a sua missão, mas acima de tudo a um compromisso de desenvolvimento e transformação de vidas, bem como a ideia da 1ª Caravana da Economia Solidária pois é uma forma de construir a integração os grupos aos
municípios e os municípios aos territórios. Isso significa que as centenas de grupo que nós fazemos assistência possam ser mais conhecidos e garantam ainda mais seus espaços”, completa.

O Evento

Entre exposições de produtos da agricultura familiar, grupo e empreendimento da economia solidária, serviços de cooperativa de crédito, mesas redondas, oficinas, debates e manifestações culturais comporão o misto de diversidade do aniversário do Armazém e do lançamento da 1ª Caravana da Economia Solidária.

Na comemoração, o primeiro dia, contou com a participação de muitos parceiros e colaboradores. Representantes da Unicafes Iara Andrade; do Movimento de Organização Comunitária – MOC, Célia Firmo; Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisangela Araújo; Programa Vida Melhor, Albene Vasconcelos; da
Secretária do Trabalho Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia – SETRE, Olivia Santana; o Diretor Executivo da CAR – SDR Wilson Dias; o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Antônio Correia de Almeida e a superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Gerta Schultz Fahel.

Os parceiros ressaltaram a importância do Armazém para
a economia solidária e agricultura familiar para o desenvolvimento, bem como a ação das REDES de comercialização nos Territórios.

A secretária do Trabalho Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia – SETRE, Olivia Santana, falou sobre a importância dos Centros Públicos na Política de geração de trabalho e renda do Estado afirmando que “a forma de trabalho que o CESOL desempenha na suas áreas de atuação
 vem fazendo uma transformação de vida nas pessoas e para além disso agrega a geração de emprego e renda. Por isso a SETRE desenvolve essa parceria que abarca especialmente mulheres imponderadas e transformadoras”, completa.

Para Gisleide Oliveira, coordenadora do Programa de Fortalecimento aos Empreendimento Econômicos Solidários do MOC (PFEES), “o Armazém representa e significa bem os empreendimentos para sua comercialização bem como a importância do espaço para o armazém porque pratica sua auto-gestão onde vemos a melhora significativa na expansão de comércio e mercado”, ressalta coordenadora.

Segundo dia de evento

Com a participação expressiva das pessoas, o segundo dia tornou o evento mais politico. A presença do Governo Federal, Natalino Oldakoski, secretário Nacional de Economia Solidária logado ao Ministério do Trabalho que participou de mesa redonda e de uma audiência junto a lideranças de cooperativas, sindicatos e movimentos sociais e poder público de diversos Territórios de Identidade da Bahia.

Ele ressaltou a potencialidade da Bahia no cenário de da economia solidária “a experiência que a Bahia nos mostra ela só vem reafirmar a relevância que tem as politicas que vem sendo implementadas pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, experiências como essas, aqui, positivas elas só mostram que o caminho está certo. Você consegue chegar nesse território onde as pessoas conseguiram enxergar a forma que poderia sobreviver, isso representa a liberdade das pessoas ingressadas no meio social. São experiências como essa que devem ser implementadas no Brasil todo.

Ainda segundo o secretário Oldakoski, fala que "através das associações, das cooperativas é posivel dividir experiências, ações laborais que proporcione a cidadania é a equação perfeita para o sucesso, como vimos aqui", completa.
 

Embora com toda ação dos diálogos o segundo e ultimo dia de evento proporcionou aos participantes momentos ricos de debates, conhecimento e valorização das pessoas. 
Experiências mostradas ao publico como o da senhora Aliene de Jesus Araújo, conhecida como Liandra da comunidade de Barra, município de Ichu, onde  reforçou ainda mais a necessidade de não desistir a partir do fortalecimento aos EES. Centenas de histórias que deram certo, estão dando certo, e que darão certo simplesmente por acreditar no potencial das pessoas, na sua essência e simplicidade de viver.

As ações voltadas para o fortalecimento das famílias do campo, os grupos de produção, os empreendimento econômicos solidários são ações além de superação e valorização são acima de tudo a transformação de mulheres e homens dignos a terem seus direitos respeitados. Ações que tanto o Armazém e o CESOL Portal do Sertão vem realizando como fomento a melhoria da qualidade de vida de centenas de pessoas os tornam elementos de desenvolvimento participativo, coletivo e transformador.


Kivia Carneiro
Comunicóloga
Programa de Comunicação do MOC