Técnicos do MOC participam de oficina promovida pelo ICEP

03/02/2017
Técnicos do MOC participam de oficina promovida pelo ICEP

Acontece hoje (03) na sede do MOC, em Feira, oficina sobre construção de materiais didáticos contextualizados promovida pelo Instituto para Cooperação e Desenvolvimento de Projetos (ICEP), entidade da Áustria que promove projetos voltados aos direitos de crianças e adolescentes. A oficina faz parte das ações do Projeto “Educação Aberta" que surgiu diante da necessidade desse tipo de material nas escolas rurais da Guatemala.

O MOC que já possui um histórico de trabalho com educação contextualizada através dos Projetos CAT/Baú de Leitura abraçou a oficina ministrada pela austríaca Christine Angleitnes, como uma grande oportunidade de troca de saberes. Os participantes foram apresentados aos materiais como instrumentos pedagógicos e aprenderam como fabricá-los com matérias primas reutilizáveis, simples e muito baratas.

Com a utilização deste tipo de material contextualizado a educação está centrada nos alunos que aprendem de forma lúdica, trabalhando todos seus sentidos, desenvolvendo e compartilhando conhecimentos de acordo seus ritmos de aprendizagem, com estímulo da criatividade e sempre de forma ativa e não passiva como na educação tradicional.

Criado por Verena Chavanne seu conceito didático provém da pedagogia progressista, com método de ensino inspirado em Paulo Freire, Maria Montessori, Célestin, Élise Freinet, dentre outros. Entre 2012 e 2016 o Projeto já foi difundido para professores/as da Guatemala, Nicarágua e México e neste ano de 2017 marca o início do Projeto no Brasil e Quênia.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC