Nova Fátima começa a mudar a "Regra do Jogo"

16/11/2016
Nova Fátima começa a mudar a

O Dia “D” da Campanha institucional do MOC “Vamos Mudar á Regra do Jogo? Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulheres” em Nova Fátima aconteceu no último dia 14 de novembro com objetivo de fortalecer a auto-organização das mulheres rurais, contribuindo assim para ampliação da participação política e acesso aos direitos.

Debates, apresentações culturais e caminhada pelo fim de violência contra as mulheres percorrendo as principais ruas da cidade foram algumas das atividades que fizeram parte da programação. Além de representantes do MOC e da UNICAFES o evento contou com a participação direta da Secretaria de Mulheres, das Associações Comunitárias das comunidades de Pituba, Alto Bonito, Malhadinha, Alazão, Santo Antônio, Jerubeba, Sinuque, Morro de Baixo, São Joaquim, Jabuticaba, São Francisco e Dedego, além da Cooperativa de Produção Cooperfatima e do Coletivo de Mulheres.

Antes da ação do Dia “D”, a comissão formada pelas lideranças locais realizou nas comunidades algumas rodas de conversas com o proposito de mobilizar e sensibilizar homens e mulheres da importância de participar e aderir a luta pelo fim da violência contra as mulheres.

A Campanha tem como propósito envolver homens e mulheres para refletir criticamente sobre os padrões culturais geradores de desigualdades de gênero e a violência contra as mulheres, na perspectiva de mudanças de atitudes e comportamentos machistas, para garantia dos Direitos Humanos das Mulheres e uma cultura de paz.

Diversas ações aconteceram antes do dia “D” e contribuíram de forma bem significativa para que as comunidades pudessem compreender e se envolver de forma mais direta.