Sim, Precisamos Falar com os Homens

Sim, Precisamos Falar com os Homens

03/11/2016

Técnicas do Programa de Gênero do MOC participaram na última terça-feira (01/11), em Salvador, da sessão exclusiva com mesa redonda sobre o documentário "Precisamos Falar com os Homens? uma Jornada de Igualdade de Gênero".

Trata-se de uma pesquisa nacional para entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero. Essa pesquisa é viabilizada pelo Grupo Boticário em parceria com a ONU Mulheres e Papo de Homem.

O levantamento quer identificar também como as mulheres percebem o papel dos homens na sua vida e na sociedade hoje, apontando as principais tensões culturais que geram sofrimento e desigualdade entre os gêneros. Realizada em dois módulos, no primeiro semestre de 2016, a pesquisa começou com uma etapa qualitativa, que já passou por Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, em busca de histórias inspiradoras – e também aprofundando o tema com especialistas e pessoas comuns. A segunda etapa é quantitativa de âmbito nacional.

O resultado da pesquisa quantitativa e as entrevistas farão parte de um documentário sobre o tema, que será divulgado mundialmente ainda este ano. O trabalho faz parte do movimento global ElesPorElas (HeForShe), lançada pela ONU Mulheres em 2014 por meio de um vídeo de grande popularidade com a atriz Emma Watson. Uma das propostas centrais é investigar como se formam, se sustentam e de que modo é possível enfrentar os estereótipos masculinos nocivos, que perpetuam a desigualdade de gênero.