Santaluz receberá o VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira

16/10/2016
Santaluz receberá o VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira

A Bahia é um dos estados participantes do VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Que acontece entre os dias 15 e 22 de outubro, onde um grupo de onze jovens rurais, de diferentes estados do país (Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco), conhecerá a realidade rural do território do Sisal conhecendo experiências de Juventude nos municípios de Riachão do Jacuípe, Retirolândia, Santaluz e Conceição do Coité.

O Intercâmbio é voltado para o aprendizado e a troca de experiências entre as diferentes realidades sociais do meio rural brasileiro. A iniciativa é uma ação da Rede Jovem Rural, coordenada pelo Instituto Souza Cruz, e foi reconhecida em 2015 como um estudo de caso pela Comissão Europeia , que capitaneou uma pesquisa internacional sobre os regimes de intercâmbio direcionado a jovens rurais no mundo.

Os jovens foram recebidos no estado da Bahia na tarde de ontem (15) pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), que contribui, há mais de 40 anos, para o desenvolvimento sustentável do semiárido baiano.

Na cidade de Santaluz os intercambistas serão recebidos na próxima quarta-feira (19) pelos jovens do Coletivo Municipal de Santaluz e conhecerão as experiências de Comunicação, Cultura e Empreendimento sendo elas: Rádio Comunitária Santaluz FM, Portal de Notícias Vem Ver Cidade, Teatro Casa Velha, Cooperativa de crédito Rural, Empreendimento "Maria Bunita", Projeto de esporte Rádio e comunidade e propriedade de agricultores familiares.

Sobre o Intercâmbio
O VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira está proporcionando a 50 jovens do campo a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais. Seis  estados e seis organizações não-governamentais que investem em projetos de Educação do Campo apoiam a ação. A iniciativa, dividida em cinco etapas, segue até novembro. Os estados participantes são: Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Rede Jovem Rural
Coordenada pelo Instituto Souza Cruz, a Rede Jovem Rural é um projeto coletivo formado por seis instituições que possuem em comum a preocupação e a ação em torno de projetos de educação e desenvolvimento do jovem rural. O objetivo da parceria é promover ações de cooperação e defesa conjunta da causa do jovem rural brasileiro.

Cinco organizações, juntamente com o Instituto Souza Cruz, formam a Rede. São elas: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul); Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor); Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (Mepes); Movimento de Organização Comunitária (MOC); Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

Dessa forma, o projeto busca constituir um espaço para troca de experiências, especialmente em torno dos temas empreendedorismo do jovem e desenvolvimento sustentável em territórios rurais. E também:
Incentiva a articulação entre instituições que se ocupam do apoio técnico, fomento ou análise de projetos voltados para o protagonismo do jovem rural;
Subsidia políticas públicas através da sistematização e divulgação de experiências de trabalho;
Fortalece vínculos entre as instituições signatárias.

Foto:Rede Jovem Rural/Site Vemver Cidade