Oficina discute políticas públicas para as mulheres do campo

07/07/2009

Acontece nos dias 06 e 07 de julho na Pousada Central em Feira de Santana, a Oficina Regional de Políticas Públicas para as Mulheres. O curso é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com apoio da Associação Comunitária do Amigos do Centro São João de Deus e vai reunir cerca de 30 mulheres de nove grupos de produção dos municípios de Araci, Ichu, Conceição do Coité, Feira de Santana, Santa Luz e Teofilândia, para debater sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Será discutido sobre o papel da mulher nas questões da reforma agrária,organização produtiva, como também sobre as relações de gênero,diante do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF),do Programa Nacional de Documentação para as Trabalhadores Rurais e sobre o sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Para Gisleide do Carmo, monitora da oficina, o evento vai possibilitar às mulheres esclarecer dúvidas e saber como podem acessar as políticas públicas nas atividades do dia-a dia. “O curso vai tratar sobre a importância de políticas de comercialização e acesso ao crédito para o desenvolvimento dos grupos de produção.”,disse.

Empreendimentos - Os grupos que participam da oficina, desenvolvem atividades extrativistas de caráter sustentável, como a utilização da palha de sisal para o artesanato e beneficiamento de frutos da caatinga.


DOWNLOAD DO ANEXO