Novas cisternas serão implantadas em escolas rurais

Novas cisternas serão implantadas em escolas rurais

30/08/2016

A II Etapa do Projeto Cisternas nas Escolas vai começar. O município de Riachão do Jacuípe foi o primeiro dos seis municípios inseridos nesse projeto a serem visitados pelo MOC para um diálogo de apresentação e o que compete a cada segmento na construção das cisternas escolares. Esta visita aconteceu na manhã de hoje (30). A tarde o MOC visitará o município de Ichu, com o mesmo objetivo.

"O MOC achou estratégico visitar os seis municípios inseridos nesse projeto: Ichu, Itiúba, Teofilândia, Riachão, Quijingue e Lamarão. Estarão envolvidos nessa conversa os Prefeitos, Secretários de Educação, Secretários de Obras , Secretários de Agricultura e a Comissão Municipal de Água", ressalta Bernadete Carneiro, técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada (Peconte) que atua no projeto em interface com o Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia (Papaa).

O Projeto Cisterna nas Escolasde iniciativa do Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a ASA Brasil, financiado pelo MDS que nesta etapa implantará 44 cisternas com a capacidade de 52 mil litros cada, em escolas de comunidades rurais.

Durante o processo de implantação são debatidos o papel da cisterna enquanto um instrumento pedagógico, a interação entre o conteúdo escolar e questões culturais e ambientais e relacionadas à importância da qualidade da água, garantia da segurança alimentar e nutricional, e sobre a percepção da cisterna como um instrumento de convivência com o Semiárido.