Agricultores/as rurais participam em Anguera do Ato "O Campo com Gente e com Direitos"

10/08/2016
Agricultores/as rurais participam em Anguera do Ato

Nesta quarta-feira (10) o Movimento de Organização Comunitária - MOC ali representado pelo técnico Gilson Almeida, em parceria com organizações e entidades sociais a exemplo da CUT, Sindicato de Trabalhadores/as Rurais e Associações realizaram o ATO “O Campo com Gente e com Direitos” no município de Anguera, distante 40 km de Feira de Santana.

O
 Ato em defesa das politicas de convivência com o Semiárido e em fortalecimento das lutas e reivindicações populares reuniu na sede do Clube Social local cerca de 200 agricultores/as familiares, além de lideranças locais e representantes do poder público.

"Nós queremos viver num campo onde possamos ter dignidade e direitos garantidos. Nós queremos que nossos direitos continuem e precisamos ter um olhar voltado para aqueles que lutam por nós. Verifiquem as propostas políticas de cada candidato e votem naqueles que pensam em manter nossos direitos e que venham ainda nos ajudar a conquistar novos", ressaltou Gilson que enfatizou a importância de valorizar os direitos obtidos durante os últimos 13 anos, a exemplo das tecnologias de convivência com o Semiárido.

Maria Gonçalves da Silva, a primeira líder sindical do município, destacou que este é um momento político que merece grande reflexão. "Temos que erguer nossa cabeça e reivindicar nossos direitos", destacou com o aval de Conceição Borges, do STR de Feira de Santana, também presente.

"Existem 85 a 90% de perdas no nosso município por falta de chuva e também pela nossa pouca consciência ambiental, desmatando e queimando nossa terra", enfatizou Marcelo Spínola, Secretário Municipal de Agricultura que também falou um pouco sobre o Plano Safra.

Músicas e orações celebraram o evento que teve a verdadeira cara do povo trabalhador, que não esquece da alegria e da luta dia a dia. No próximo dia 12 de agosto o município de Retirolândia sediará mais um ATO que vem percorrendo todas as cidades da região.


Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC