Manifestantes protestam pedindo justiça contra mortes de mulheres

03/08/2016
Manifestantes protestam pedindo justiça contra mortes de mulheres

Com a representação do MOC, movimentos sociais e de diversos coletivos aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), em frente à sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Feira de Santana, um protesto liderado por um grupo de mulheres em busca de justiça por mortes suspeitas envolvendo mulheres e casos já confirmados de feminicídios.

Algumas das manifestantes já tiveram casos de vítimas na própria família e solicitavam audiência com a promotoria do MP, da Vara de Violência contra a Mulher. Portando faixas e cartazes, muitas ainda cobravam melhorias no atendimento da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam)

Recebidas pela gerência administrativa do órgão foi protocolado um documento de denúncia assinado pelas entidades presentes a exemplo do MOC, APLB, Coletivo de Mulheres de Feira de Santana, O Olga Benário, Coletivo Empoderamento de Mulheres de Feira de Santana, Associação Ciranda das Mulheres, MOMDEC e mulheres independentes de diversos movimentos sociais.

FEMINICIDIO
O feminicídio é um problema global. É crime praticado com requintes de crueldade e terror pela carga de ódio, na sua grande maioria, deflagrados quando as mulheres decidem dar um basta numa relação afetiva. Elas são interpeladas do direito de decidir sobre as suas vidas, com quem vão se relacionar e a maneira como a relação afetiva vai terminar.

Não é possível que a morte violenta das mulheres seja vista como algo natural ou inexistente. É preciso considerar a violência e o feminicídio como eventos atípicos, como expressões de práticas cruéis a serem coibidas com toda a força da lei.

Em seguimento à tipificação do feminicídio no Código Penal, é necessário falar sobre ele e nomeá-lo como tal. É preciso torná-lo visível e presente na opinião pública, nas universidades, nas delegacias, nas perícias, nas promotorias, nas defensorias públicas e nos tribunais de justiça.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC